Frio perde força e domingo deverá ser marcado pela chuva no RS

Frio perde força e domingo deverá ser marcado pela chuva no RS

Instabilidade toma conta do Estado durante o dia e não estão descartados temporais de granizo

MetSul

publicidade

O frio finalmente perde força, neste domingo, que poderá ser marcado por aumento de nuvens e da instabilidade. As mínimas seguem baixas, mas nada próximas dos recordes de temperaturas negativas observados nos últimos dias.

O tempo começa seco, em parte do Estado, principalmente no Leste, onde o sol aparece com nuvens. No Oeste e no Noroeste, haverá aumento de nebulosidade considerável e chance de chuva já no início do dia. Durante o domingo a instabilidade avança e se intensifica, tomando conta do Rio Grande do Sul com chuva na maioria das regiões.

Alerta-se para o risco de chuva forte localizada. Temporais isolados com raios e granizo não podem ser afastados. Deverá ocorrer nevoeiro em muitos locais ao amanhecer. Nas cidades onde chove desde cedo, a temperatura sobe menos.

Localidades da Serra, como São José dos Ausentes ainda podem registrar mínimas abaixo de zero. Em grande parte das cidades, contudo os termômetros marcam entre 3°C a 5°C durante a madrugada.

Apesar da maior elevação da temperatura à tarde, as máximas não deverão ser especialmente altas. Variam entre 18°C e 20°C em áreas como o Litoral Norte e a cidade de Santa Cruz do Sul. Na Capital, as marcas ficam entre 3°C e 20°C.

O sábado começou novamente com frio excepcional. As menores marcas no Estado se deram em Farroupilha e no Parque do Caracol de Canela, ambas estações de baixadas. O frio intenso se concentrou principalmente nas áreas de menor altitude do Sul e do Leste do Estado assim como em baixadas da Metade Norte com grandes variações microclimáticas locais.

Porto Alegre teve marca negativa pelo segundo dia, com -0,7ºC em Belém Novo. Em Canoas, a base aérea reportou -3ºC, marca também anotada na base aérea de Santa Maria. O frio impressionou em São Gabriel com -4ºC. Em Rio Grande, a mínima ficou apenas um décimo do recorde absoluto de frio de toda a centenária série histórica, de -0,6ºC, atingidos nos anos de 1925, 1945 e 2009.

Geou novamente em todas as regiões e em alguns locais até de forma mais intensa do que na sexta. Mais uma vez houve a rara formação de geada em bairros centrais de Porto Alegre.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895