Funcionários da Ecovix protestam contra atraso do salário e do 13°

Funcionários da Ecovix protestam contra atraso do salário e do 13°

Manifestantes queimaram pneus, cones e lixeira e causaram engarrafamento na BR 392

Angélica Silveira

Funcionários da Ecovix cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira

publicidade

Todos os 6,5 mil funcionários que trabalham no Estaleiro Rio Grande, administrado pela Ecovix, cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira. Eles receberam um comunicado da empresa avisando que não tinha dinheiro para quitar as dívidas com os trabalhadores e que os liberaria às 12h. Com isto, eles deixaram o canteiro de obras. Os manifestantes bloquearam dois pontos da BR 392, na zona portuária de Rio Grande, durante três horas, em protesto contra o não recebimento do salário do mês de novembro, do 13º salário e do vale-alimentação. A informação é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande e São José do Norte, Benito Gonçalves.

“Eles disseram que não voltam a trabalhar enquanto o dinheiro não for depositado. Por outro lado, os representantes da Ecovix disseram que receberam o dinheiro pago pela Petrobras, mas em dólar e precisam no mínimo de três dias para realizar a conversão”, explicou o dirigente.

Gonçalves confirmou que a empresa prometeu fazer todo o possível para que a situação se resolva o mais rápido possível. “Eles não acreditam que a situação seja resolvida até a noite da próxima segunda-feira”, destaca.

Os manifestantes queimaram pneus, cones e lixeira e causaram engarrafamento. A Polícia Rodoviária Federal monitorou a situação. Conforme os policiais aproximadamente quatro mil trabalhadores participaram da manifestação.

Três homens foram presos por efetuarem disparos de arma de fogo no meio da multidão. Eles estavam em um veículo Toyota Corola que tentou furar o bloqueio e foi impedido por manifestantes. Um dos ocupantes saiu do carro e efetuou cinco disparos, fugindo para dentro de uma empresa.

A PRF localizou o carro e prendeu os três envolvidos no incidente. Eles foram encaminhados a delegacia de polícia civil. Junto com os homens foi encontrado um revólver calibre 38 com numeração raspada. Ninguém ficou ferido. O protesto encerrou por volta das 13h quando a pista foi liberada.

Comunicado da Ecovix distribuído aos trabalhadores

"Comunicamos que infelizmente ainda não dispomos de recursos financeiros para o pagamento da 1° parcela do 13° e o pagamento mensal de novembro/15, conforme informado na semana anterior. Como consequência, o pagamento do vale-alimentação não será realizado também. Temos consciência da importância e impacto desses pagamentos na vida de cada colaborador, contudo, estamos buscando todas as alternativas para obtenção destes recursos tão logo quanto possível. Compartilharemos com todos assim que tivermos uma data concreta para o pagamento. Contamos com o apoio e a compreensão de todos para que juntos possamos superar esse momento de dificuldade".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895