Funcionamento reduzido no comércio durante feriado em Porto Alegre

Funcionamento reduzido no comércio durante feriado em Porto Alegre

Apenas algumas farmácias, restaurantes e redes de lojas de departamento funcionaram

Christian Bueller

publicidade

Ainda que o comércio pudesse abrir, desde que fosse cumprida a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a maioria dos estabelecimentos estiveram fechados nos grandes centros de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira, feriado de Tiradentes. Apenas algumas farmácias, restaurantes e redes de lojas de departamento funcionaram. Da mesma forma, o movimento também era pequeno em regiões como o Centro Histórico.

As pessoas aproveitaram o tempo bom, que surgiu após as primeiras horas dominadas pelo nevoeiro, para passear em família, fazer exercícios e praticar esportes. O casal Melissa e Claiton atravessou a Rua dos Andradas em direção à orla do Guaíba. “Ficamos cinco anos morando fora de Porto Alegre. Quanta coisa mudou”, disse ela, ao observar as diferentes lojas que tomaram o lugar daquelas que fecharam devida aos impactos da pandemia. Outro casal, Luciano Castilhos e Cristiane Martinez, moradores do Centro, saíram no feriado para “aquela olhadinha” no comércio ainda que reduzido. “Percebemos a grande quantidade de restaurantes abertos”, pontuou Castilhos.

O Sindilojas POA salientou que durante o feriado havia a possibilidade de fiscalização nas lojas, com aplicação de multa em caso de descumprimento das orientações. O horário de abertura de cada estabelecimento é definido diretamente pelas lojas ou pelos centros comerciais, com base nas regras da CCT. No entanto, é comum o comércio de rua adotar o funcionamento das 9h às 19h e o de empreendimentos como shopping centers das 10h às 22h. A sexta-feira, dia 22 é considerada dia normal de trabalho no setor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895