Furto de cabos prejudica operação da Trensurb

Furto de cabos prejudica operação da Trensurb

Usuários dos trens precisaram de muita paciência na manhã desta quarta

Cláudio Isaías

publicidade

Os usuários da Trensurb precisaram de muita paciência na manhã desta quarta-feira. Um furto de cabos entre as estações Sapucaia do Sul e Luiz Pasteur, na Região Metropolitana de Porto Alegre, prejudicou a circulação dos trens. O resultado é que a operação dos veículos foi com velocidade reduzida. Muita gente, por exemplo que chegava a Capital vinda da estação Niterói, em Canoas, em no máximo 15 minutos, levou mais de meia hora para desembarcar no estação Mercado, em Porto Alegre. Foi caso da auxiliar administrativa Sandra Vieira, residente no bairro Mathias Velho, em Canoas, que levou mais de 40 minutos para chegar na Capital. "A chegada a Porto Alegre foi complicada. Não sabia do furto de cabos. É lamentável", comentou ela. Já a secretária Irene Ferreira, que mora no bairro Santana, e que iria até Canoas, preferiu realizar o deslocamento de ônibus. "Não posso chegar atrasada porque tenho uma reunião", destacou. Ela preferiu pegar um ônibus no viaduto da Conceição.   

Em razão do furto de cabos da Trensurb, os veículos circularam com velocidade reduzida desde o início da operação, às 5h. O problema atingiu toda a operação, desde Porto Alegre até Novo Hamburgo. Assim, as 22 estações estavam mais cheias do que o normal no início da manhã de quarta-feira. Os intervalos dos trens foram de 15 minutos. No horário de pico, o normal seria de quatro minutos.

Das 8h30min em diante, os intervalos em dias comuns seriam de 12 minutos. Segundo a Trensurb, o furto de cabos foi identificado às 4h30min entre as estações Sapucaia do Sul e Luiz Pasteur. As equipes da empresa trabalharam toda a manhã de quarta-feira para identificar o local exato. O problema fez com que o Centro de Controle Operacional (CCO) não recebesse as informações em tempo real para o controle de tráfego, e a operação precisou ser feita no modo manual, o que exigiu velocidade reduzida. A Trensurb opera em 22 estações entre de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A empresa transporta diariamente cerca de 82 mil pessoas. A operação dos trens com velocidade reduzida e intervalos de 15 minutos seguia no começo da tarde de quarta-feira.  
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895