Garis e DMLU chegam a acordo para evitar greve em Porto Alegre

Garis e DMLU chegam a acordo para evitar greve em Porto Alegre

Mais cedo, a categoria paralisou a saída de caminhões na sede da empresa na zona Norte

Caetanno Freitas / Rádio Guaíba

publicidade

Uma reunião na manhã desta sexta-feira entre o Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação (Seac/RS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e representantes da Sustentare (responsável pela coleta de lixo) garantiu que não haverá greve dos trabalhadores em Porto Alegre. A categoria, porém, paralisou a saída de caminhões na sede da empresa na zona Norte por cerca de três horas, o que deve atrasar o serviço na Capital durante o dia de hoje.

O diretor do Seac, Valnei Ribeiro, afirmou que, mesmo que a intenção fosse de greve, não poderia ocorrer em menos de 72 horas. "Foi feito um acordo entre as partes e tenho certeza que as nossas reivindicações serão aceitas", afirmou. Durante a manhã, pelo menos 150 funcionários da Sustentare e alguns diaristas realizaram uma mobilização para negociar as propostas do sindicato.

A principal é a renovação da frota de caminhões: dos 42 veículos de trabalho, 1/3 está danificado e não pode nem sair da garagem da empresa. Mesmo assim, Adelino Lopres Neto, diretor de operações do DMLU, disse que a coleta de lixo não será prejudicada. "Esta resistência inicial está sendo quebrada e nós vamos cumprir a nossa tarefa", garantiu.

Além dos carros danificados, os funcionários reclamam de atraso no recebimento dos contra-cheques, carga horária excessiva e precariedade no plano de saúde oferecido. Dirigentes da Sustentare virão de São Paulo, ainda nesta sexta-feira, para negociar com os trabalhadores descontentes. A empresa possui mais de 250 garis e motoristas atuando na coleta de lixo em Porto Alegre.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895