General Geraldo Antônio Miotto assumirá o Comando Militar do Sul

General Geraldo Antônio Miotto assumirá o Comando Militar do Sul

Cerimônia de posse será realizada na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), no bairro Partenon

Cláudio Isaías

Oficial irá assumir no lugar do general Edson Leal Pujol

publicidade

O general de Exército Geraldo Antônio Miotto, que deixou o Comando Militar da Amazônia (CMA) no mês de março, assume no dia 26 de abril, o Comando Militar do Sul (CMS). A cerimônia de posse será realizada na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre. Ele assume o lugar do general de Exército Edson Leal Pujol, que comandou o CMS por mais de dois anos.

Miotto, nascido em 20 de março de 1955, na cidade de São Marcos/RS, entrou no Exército em 28 de fevereiro de 1972, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (São Paulo). O militar foi declarado aspirante a oficial da arma de Cavalaria em 14 de dezembro de 1978, sendo classificado no 3º Esquadrão do 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, em Passo Fundo (Rio Grande do Sul).

Miotto concluiu os cursos básico paraquedista, no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, de Operações na Selva, categoria “A”, no Centro de Instrução de Guerra na Selva, e de Oficial de Comunicações, na Escola de Comunicações. Ele realizou ainda o estágio de operações de inteligência na Escola Nacional de Informações e o curso de Inteligência no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos em Brasília. O militar realizou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Cavalaria e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas no Rio de Janeiro. O general participou também dos cursos do Estado-Maior na Escuela Superior de Guerra, na Argentina, e de Altos Estudos de Política e Estratégia, integrando a turma “Vontade Nacional”, da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

Miotto exerceu os cargos de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da presidência da República e de vice-chefe do Departamento-Geral do Pessoal, ambos em Brasília. Foi condecorado com a medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa, a Medalha de Serviço Amazônico com passador de bronze e a Medalha “Al Merito a la Confraternidad Militar” do Exército Argentino. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2016. Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Militar da Amazônia, o general de Exército Geraldo Antonio Miotto era o vice-chefe do Departamento Geral do Pessoal, em Brasília.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895