Ginástica, chute a gol e escalada: Dia do Desafio mobiliza 490 mil pessoas em Porto Alegre

Ginástica, chute a gol e escalada: Dia do Desafio mobiliza 490 mil pessoas em Porto Alegre

Evento mundial acontece ainda em outras 492 cidades do Rio Grande do Sul

Mauren Xavier

Quem passava pelo Centro de Porto Alegre aproveitou para participar do chute a gol

publicidade

Pedalada, dança, ginástica, escalada, chute a gol e até remo. Tudo isso para desafiar as pessoas a se moverem, para assim, mover o mundo. Esse foi o conceito do Dia do Desafio, realizado nesta quarta-feira. No Estado, a mobilização envolveu 492 cidades e milhares de pessoas. Apenas em Porto Alegre, mais de 490 mil estiveram envolvidos no dia de desafios, com a participação de mais de 3 mil organizações, entre empresas, poder público, entre outros.

Segundo o coordenador do Dia do Desafio em Porto Alegre e integrante do SESC Redenção, Edson Domingues, a ideia é estimular que as pessoas destinem alguns minutos para a prática de uma atividade. “O dia é um marco. Para que você mude e comece a fazer um exercício físico, mesmo sendo por 15 minutos”, destacou. A recomendação é que a pessoa escolha aquela atividade que mais gosta e insira ela aos poucos na rotina. “Comece aos poucos, procure um profissional. O importante é praticar uma atividade e não ficar sedentário”, recomendou. E garantir o maior envolvimento possível também integra uma competição bem saudável.

Neste ano, Porto Alegre concorre com a cidade de Campinas, em São Paulo, para saber qual conseguirá maior mobilização. No Centro de Porto Alegre, foram montados vários espaços com atividades. A maior concentração ficou na Praça da Alfândega, onde foi montado um palco. Ao longo da manhã, diversos grupos de dança passaram pelo local, promovendo a divulgação da cultura de vários países, como Argentina, Itália e Rússia. Apesar da névoa pesada, mesmo no final da manhã, muitas pessoas aproveitaram para fugir um pouco da rotina para assistir um pouco das apresentações.



Outro espaço que chamou a atenção foi a Arena Gaudéria. No cercadinho, estavam disponíveis várias atividades tradicionais do Estado, como o jogo de truco, cinco marias e até tiro de laço. As atividades também se espalharam por outras regiões da cidade. Por exemplo, dentro da sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e no Centro Administrativo.

Já um passeio de bicicleta pelas unidades do Sesc na cidade divertiu quem buscou se exercitar. A pedalada era acompanhada pelo monitor do computador, que registrava os avanços e a passagem pelas unidades. Professora de educação física e integrante do setor de jogos escolares do RS, da Seduc, Letícia Leite, aprovou a iniciativa. “Todas as atividades físicas são saudáveis e essa demonstração acaba por contagiar os demais colegas”, comentou ela. Tentando acompanhar o roteiro de Letícia, o integrante do SESC, Fernando Bittencourt da Silva, considerou a pedalada uma atividade prazerosa e estimulante. “Atrai a atenção e faz bem para o corpo”, comentou.

O Dia do Desafio sempre ocorre na última quarta-feira do mês de maio, porém, em função da greve dos caminhoneiros, foi transferido para hoje. Criado no Canadá, o evento é divulgado no âmbito mundial, pela The Association For International Sport for All (Tafisa). No Estado, o evento é capitaneado pelo Sistema Fecomércio -RS/SESC, em parceria com prefeituras, poder público, iniciativa privada e instituições da sociedade ciivil

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895