Governador de SC decreta emergência em São Francisco do Sul

Governador de SC decreta emergência em São Francisco do Sul

Incêndio atingiu armazém de fertilizantes e espalhou fumaça oxidante na região

Correio do Povo

Fumaça tomou conta de São Francisco do Sul e arredores

publicidade

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, decretou situação de emergência nesta quarta-feira em São Francisco do Sul, no litoral catarinense, em função do acidente com a carga de fertilizante à base de nitrato de amônio. A explosão no depósito aconteceu na noite dessa terça-feira e o incêndio atingiu o local durante toda a madrugada.

Mais cedo, o governo catarinense informou que a fumaça produzida pela explosão não é tóxica - e sim oxidante. Porém, a Secretaria de Proteção Civil de Joinville enviou um lote de 300 máscaras especiais para serem utilizadas pelas pessoas que atuam diretamente no combate e controle às chamas. A Marinha do Brasil distribuiu máscaras para a população ainda durante a madrugada, de forma preventiva.

Segundo o secretário da Defesa Civil do Estado, Milton Hobus, se inalada, a fumaça provoca coceira na garganta. A orientação das autoridades catarinenses é para que as pessoas se mantenham distantes da área no raio de um quilômetro, pelo menos. “O nitrato de amônio, por si só, é considerado estável. Caso aquecido, pode tornar-se explosivo. Por isso, decidimos resfriar a área e orientar a população para manter distância do local do acidente”, explicou o especialista em produtos perigosos, major bombeiro militar Geovane Matiuzzi. Os efeitos do gás que se forma com a combustão do nitrato de amônio podem ser comparados aos do gás lacrimogêneo. “Por conta disso, não é considerado letal quando inalado”, disse o major.

A fumaça foi provocada por um incêndio de grandes proporções que atingiu um armazém de fertilizantes da Empresa Global Logística. A Defesa Civil precisou retirou ao menos 150 pessoas de casas próximas ao local. Outras 50 pessoas foram levadas para os hospitais da região com algum grau de intoxicação. No galpão estavam armazenadas cerca de 10 toneladas de fertilizantes.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895