Governo anunciará novas normas para ocupação do solo

Governo anunciará novas normas para ocupação do solo

Michel Temer falou sobre iniciativas para evitar novas catástrofes na região serrana do Rio

AE

publicidade

Após participar da abertura do 2º Congresso da Conferência Mundial de Justiça Constitucional, no Rio de Janeiro, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), revelou que o governo federal deve anunciar novas normas para o uso e a ocupação do solo. "O Estatuto das Cidades, lamentavelmente, não é cumprido. É preciso reforçar os critérios da Defesa Civil mas, especialmente, fiscalizar, para impedir a ocupação das encostas."

Leia mais notícias sobre a chuva no Rio

O vice-presidente também afirmou que, em telefonema à presidente Dilma Rousseff (PT), levou ao conhecimento dela as reivindicações do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), pela antecipação dos recursos do PAC 2 e mudança nos critérios do programa Minha Casa, Minha Vida.

Cabral pediu que os municípios da região serrana afetados pelas chuvas fiquem responsáveis pela distribuição das casas e que o sorteio nessas cidades seja eliminado. O projeto original prevê que 50% das casas sejam distribuídas pelos prefeitos e o restante pelo critério de sorteio.

FGTS


O governo federal publicou hoje no Diário Oficial da União o decreto que autoriza o saque nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) às vítimas nos municípios em estado de calamidade pública. O valor será limitado a R$ 5,4 mil. Em outro decreto, Dilma declara luto oficial por três dias, em sinal de pesar pelas vítimas dos recentes desastres naturais ocorridos no País.

As chuvas que castigaram a região já deixaram 641 mortos em cinco municípios. Segundo informações da Polícia Civil, o maior número de mortes foi registrado em Nova Friburgo: 292 vítimas. Teresópolis tem, até o momento, 271 mortos e Petrópolis, 55 vítimas, todas no distrito de Itaipava. Outras corpos foram resgatados em Sumidouro (19) e São José do Vale do Rio Preto (quatro).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895