person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governo de MG prevê desobrigar uso de máscaras até dezembro

Secretário de Zema diz que, inicialmente, a flexibilização do item de proteção deve valer apenas para ambientes externos

Fiocruz mantém recomendação de uso de máscaras em locais fechados | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, calcula que o governo deve derrubar, até meados de dezembro, o decreto que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em ambientes externos no Estado.

Segundo o chefe da pasta, a medida será possível quando Minas alcançar a chamada imunidade de rebanho, fenômeno que ocorre quando a maior parte da população já está imune a uma doença devido ao alto nível de vacinação ou por contato com o vírus.

Baccheretti projeto que o cenário estará favorável neste sentido quando Minas tiver entre 70% e 80% dos moradores vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

"Em um mês e meio a dois meses, devemos atingir a imunidade de rebanho. A partir daí, é possível avaliarmos desobrigar o uso de máscaras em ambientes externo. Nos internos, isso ainda não deve acontecer", disse.

O governo mineiro pretende adotar outras medidas de flexibilização ainda em 2021, como as aulas presenciais obrigatórias na rede de ensino. Atualmente, as escolas estaduais possuem educação híbrida.

R7