Governo do RS anuncia intenção de liberação de público a eventos, shows e estádios

Governo do RS anuncia intenção de liberação de público a eventos, shows e estádios

Novas medidas serão tomadas após resultados do evento-teste realizado no último domingo

Correio do Povo

Novas medidas serão tomadas após resultados do evento-teste realizado no último domingo

publicidade

A retomada do público em eventos, shows e estádios em todo o RS poderá ocorrer a partir da próxima semana. O governo estadual anunciou, nesta quinta-feira, que aguarda os resultados de evento-teste realizado no último domingo, para discutir como se dará essa flexibilização de todos os tipos de eventos, não só aqueles com testagem prévia, e para todo o Rio Grande do Sul. A previsão, de acordo com o Executivo, é de que a análise dos dados seja concluída nos próximos dias.

“Estamos observando que a vacina funciona, mas não podemos permitir uma liberação desordenada sob risco de criarmos novas variantes do coronavírus. Queremos fazer essa flexibilização, mas com todas as medidas sanitárias e em um movimento sem ida e vinda. Portanto, vamos esperar o momento certo, depois da análise do resultado desse primeiro evento-teste. A liberação vai ocorrer, mas ainda precisamos discutir como será feita”, esclareceu Marcelo Alves, coordenador do Gabinete de Crise, após reunião hoje na Câmara de Vereadores pra tratar da pauta.

A liberação ocorrerá somente diante dos resultados do evento-teste. A partir disso, haverá avaliação da quantidade de público liberada e como o processo será feito. “Não é uma liberação total, sem regramento e protocolos. Será feito com parcimônia e cuidado, avaliando o que foi feito no evento-teste e os resultados”, destacou Alves.

“Queremos retomar a presença de público com total segurança para todos, evitando o vai e vem que gera frustração nas pessoas”, comentou o vereador Ramiro Rosário, que foi um dos articuladores da reunião com o Governo do Estado.

Outras demandas da prefeitura de Porto Alegre, representando a região Covid Metropolitana (R10), também serão avaliadas à luz do resultado do evento-teste. Na mais recente reunião do Gabinete de Crise, nessa quarta-feira, foi deliberada a manutenção do atual quadro do Sistema 3As de Monitoramento, sem emissão de novos Avisos ou Alertas. Mesmo assim, o governo do Estado reforça a necessidade de cuidados de prevenção ao coronavírus para impedir a disseminação da variante delta, cuja transmissão comunitária já foi confirmada no Rio Grande do Sul.

Veja Também

Na quarta-feira, o Gabinete de Crise autorizou a reabertura do Auditório Araújo Vianna, solicitada pela prefeitura de Porto Alegre e pela Opinião Produtora, com a presença de 2.122 pessoas. Uma nova reunião para discutir as regras específicas do retorno do público a eventos, shows e partidas de futebol ficou marcada para a próxima quinta-feira, 5 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895