Governo do RS classifica 14 regiões em bandeira vermelha

Governo do RS classifica 14 regiões em bandeira vermelha

Novamente, nenhuma região apresentou melhora nos indicadores do modelo de Distanciamento Controlado

Correio do Povo

Novamente, conforme o Piratini, nenhuma área apresentou melhora nos índices desde a semana passada.

publicidade

O mapa preliminar da 12ª rodada do Distanciamento Controlado classificou 12 reregiões do Rio Grande do Sul na bandeira vermelha – de alto risco de contágio com o novo coronavírus. As outras seis estão na bandeira laranja, conforme anunciado na tarde desta sexta-feira. 

Novamente, conforme o Piratini, nenhuma área apresentou melhora nos índices desde a semana passada. Ao todo, o RS tem 57.007 casos de Covid-19, e 1.494 óbitos pela doença. Nesta sexta, o governador Eduardo Leite anunciou que testou positivo para o novo coronavírus. 

As 14 regiões em bandeira vermelha são: Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. 

Já Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas preliminarmente na bandeira laranja, de risco médio de infecção.

A classificação prévia na bandeira vermelha afeta 352 dos 497 municípios gaúchos, abrangendo um total de 9,2 milhões de pessoas – 82% da população gaúcha. Contudo, 181 dessas cidades não tiveram nem óbitos nem hospitalizações e, pela regra do modelo, poderão adotar restrições da bandeira laranja.  

 

A partir de agora, prefeituras e associações têm até a manhã de domingo para enviar contestações. O mapa definitivo da 12ª rodada do Distanciamento Controlado será divulgado na segunda-feira e passa a valer na terça, com vigência de uma semana.  

Na comparação com a semana passada, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Pelotas, Bagé e Santa Cruz do Sul apresentaram piora nos índices avaliados, enquanto Capão da Canoa, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Taquara, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Caxias do Sul seguiram no vermelho.

De modo geral, o governdo do Estado aferiu um crescimento no número de hospitalizações, incluindo ocupação de UTI, além de casos ativos da doença – que passaram de 5.700 para 7.125 em uma semana. O número de óbitos por Covid-19 também aumentou, 16% entre as duas últimas quintas-feiras: de 271 para 315. A nota técnica desta rodada está disponível neste link.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895