Governo do RS orienta população a não consumir Toddynho

Governo do RS orienta população a não consumir Toddynho

Secretaria da Saúde recebeu 12 notificações de sensação de ardência após ingestão do achocolatado

Correio do Povo

publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu um comunicado, na tarde desta terça-feira, orientando para que a população não consuma nenhum achocolatado da marca Toddynho, de qualquer lote, até que sejam concluídos os resultados das amostras recolhidas. Até agora, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) recebeu 12 notificações de sensação de ardência e irritação na mucosa da boca após o consumo do produto na caixa de 200 ml, no Estado. As ocorrências foram registradas em Porto Alegre (quatro casos), Canoas (um), São Leopoldo (um), Gravataí (quatro), Passo Fundo (um) e Erechim (um).

O Laboratório Central do Estado (Lacen) analisou amostras do lote 43206:08, com vencimento em fevereiro de 2012. Os primeiros resultados indicaram um pH de 13,3, alcalino, considerado um índice muito alto para um alimento. Como os casos informados também se referem a outros lotes, novas amostras estão sendo recolhidas e encaminhadas para análise.

O CEVS comunicou o ocorrido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que o produto tem distribuição nacional. O órgão também emitiu um alerta às autoridades sanitárias regionais e municipais de todo o Estado determinando a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista.

Confira a nota da secretaria:

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Não consumir achocolatado da marca Toddynho, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo.

Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca) siga as seguintes orientações:

- Procure atendimento médico

- Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150.

- Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração.

- Caso possua unidades fechadas do produto em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.

Procon orienta consumidores

Segundo Dalmir Marques, da coordenação jurídica do Procon de Porto Alegre, os consumidores que tiverem adquirido o produto com os lotes divulgados pelo CEVS devem denunciar à Vigilância Sanitária e procurar os agentes de venda para que eles troquem o material ou façam o ressarcimento. Caso haja dano à saúde, a pessoa lesada deve entrar no Juizado Especial Civil com uma ação. “O dano deve ser provado através de um laudo médico ou baixa hospitalar. Se estiver comprovado que ocorreu por causa do produto, resta uma condenação do juizado”, explicou.

Empresa disponibiliza informações

Em nota emitida pela manhã, a PepsiCo, detentora da marca Toddynho, informou que “tomou conhecimento da alteração na qualidade de cerca de 80 unidades” do produto, comercializadas na região Metropolitana de Porto Alegre. A PepsiCo afirma que imediatamente tomou as ações cabíveis para retirar estas unidades de circulação e conta com uma equipe de profissionais mobilizada para dar informações aos consumidores, pelo telefone 0800 703 2222.

“A PepsiCo mantém profundo respeito com seus consumidores nos seus mais de 50 anos de atuação no Brasil. A empresa pauta suas ações pela ética e transparência e segue rigoroso controle de qualidade para produção de todas as suas marcas”, finaliza o texto.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895