Governo do RS pede esclarecimentos ao Estado do Acre sobre haitianos

Governo do RS pede esclarecimentos ao Estado do Acre sobre haitianos

Estado manifestou inconformidade de como a situação foi tratada e pediu planejamento e previsibilidade

Correio do Povo

Rodoviária distribuiu passagens para imigrantes que tinham como destino outros estados

publicidade

O governo do Rio Grande do Sul encaminhou nesta sexta-feira ao governo do Acre um ofício em que manifesta inconformidade com a maneira com a que está sendo tratada a questão dos haitianos que migraram para o Brasil. No documento, os dirigentes gaúchos pediram providências para que seja estabelecido um procedimento formal e organizado entre os estados, que permita previsibilidade e planejamento das ações para recepção aos cidadãos haitianos.

Leia mais sobre o caso dos Haitianos

O governo do Estado tinha informações não oficiais de que receberia quatro ônibus, de um total de 24 destinados a várias capitais brasileiras. Na quinta e na sexta, os imigrantes que chegaram a Capital foram recepcionados por equipes do governo estadual e da prefeitura de Porto Alegre. Entretanto, todos estavam encaminhados para outros estados, como São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Apenas um resolveu permanecer no Rio Grande do Sul e será encaminhado para Lajeado.

"Nosso estado reconhece o direito humano de migrar em busca de melhores condições de vida e não tem qualquer restrição a receber aqueles que queiram dirigir-se ao nosso Estado. Para isso precisamos garantir as melhores condições possíveis para o acolhimento digno, evitando que os mesmos caiam em situação de vulnerabilidade", afirma o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Fabio Balestro Floriano.

Um ginásio da Brigada Militar foi estruturado como abrigo temporário para os imigrantes que chegam ao Estado, com alimentação fornecida pela prefeitura da Capital.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895