Governo monitora chegada de quatro ônibus com haitianos vindos do Acre

Governo monitora chegada de quatro ônibus com haitianos vindos do Acre

Grupo procura emprego e, em princípio, deve ficar em Porto Alegre

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Haitianos foram abrigados inicialmente em Rio Branco

publicidade

O governo do Estado monitora a chegada ao Rio Grande do Sul de quatro ônibus com haitianos provenientes do Acre. O primeiro coletivo deve chegar na noite desta quarta-feira. O número de estrangeiros é incerto e o Piratini ficou sabendo por acaso da vinda do grupo, mas confirmou a informação com o governo acriano.

De acordo com o assessor da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do governo do Estado, Fabio Balestro, os coletivos saíram nos dias 21, 22, 23 e 24 do estado do Norte. A previsão é que o primeiro deles chegue na madrugada desta quinta-feira. Segundo Balestro, a informação é de que o primeiro ônibus chegaria com 32 haitianos. O destino deve ser Porto Alegre, o que não está confirmado. Balestro garantiu que todos serão acolhidos e que um esforço vai ser feito para que dependam do Estado pelo menor período possível.

O Executivo do Acre confirmou que os estrangeiros viviam em situação de calamidade. Eles foram incentivados a vir ao Sul em busca de emprego. “As pessoas têm direito de vir buscar melhores condições de vida, assim como nossos antepassados aqui no Rio Grande do Sul fizeram”, disse.

O grupo está com a situação migratória regularizada, segundo informou o governo do Acre ao gaúcho. Caso haja irregularidade com algum dos migrantes, o Estado vai auxiliar para que a documentação seja obtida. “Não faltam oportunidades aqui no Rio Grande do Sul. O estado de dez milhões de habitantes tem condições de receber”, comentou. Ele disse, ainda, que o governo acreano cogitou mandar mais haitianos. “A realidade deles é de pessoas da classe média no País. Boa parte tem curso universitário”, completou Balestro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895