"Governo pretende retomar plano de apoio à pesca e à agroindústria", diz Rosário

"Governo pretende retomar plano de apoio à pesca e à agroindústria", diz Rosário

Ministra sobrevoou São Lourenço do Sul na manhã deste sábado

Janine Souza / Correio do Povo

Governo pretende retomar plano de apoio à pesca e à agroindústria, diz Rosário

publicidade

As ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Ideli Salvatti (Pesca) visitaram neste sábado as áreas atingidas pela enxurrada em São Lourenço do Sul, Região Sul do Estado. Por volta das 10h, elas sobrevoaram o município e depois se reuniram com o prefeito em exercício, Daniel Raupp Martins. Segundo Rosário, o principal objetivo da visita é analisar a situação das famílias atingidas, especialmente as que vivem da pesca. “O governo federal pretende retomar o plano emergencial de apoio à pesca artesanal e à agroindústria”, explicou.

• Leia mais notícias sobre a chuva em São Lourenço do Sul

A ministra destacou que a iniciativa do governo federal se soma às ações já empreendidas pelo Estado. O voo panorâmico, segundo ela, revelou o tamanho do estrago causado pela chuva no município. “Além do que é mais duro, que são as perdas humanas, tem gente que perdeu tudo. Há móveis e objetos na frente das casas. É uma tragédia”, afirmou. Ainda no final da manhã, Rosário e Ideli conversaram com lideranças locais, pescadores e visitaram abrigos. O dia é de limpeza dos estragos, com a ajuda sol, que aparece entre nuvens.

A força das águas assolou São Lourenço do Sul, que já contabiliza 350 desabrigados e mais de 15 mil pessoas afetadas (cerca de um terço da população do município) entre a noite de quarta e quinta-feira. A ação da enxurrada foi tão forte que destruiu estradas e pontes, deixando a cidade isolada. A prefeitura decretou estado de calamidade pública.

O município vizinho, Turuçu, decretou situação de emergência e Rio Grande, Arroio do Padre e São Francisco de Paula encaminharam à Defesa Civil do Estado a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), informando os estragos nesses locais.

Desde a tragédia, uma corrente de solidariedade se formou no Estado, com o envio de donativos para socorrer as vítimas. O governador Tarso Genro visitou as áreas atingidas na sexta-feira e anunciou a liberação de R$ 50 milhões para socorro aos flagelados.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895