Governo suspende transporte de haitianos do Acre para São Paulo

Governo suspende transporte de haitianos do Acre para São Paulo

Estado do Norte fretou oito ônibus para levar imigrantes ao Rio Grande do Sul

Correio do Povo

publicidade

O Ministério da Justiça suspendeu, a partir desta terça-feira, o transporte de imigrantes haitianos do Acre para São Paulo. Os estrangeiros só voltarão a ser levados a outras localidades, ação que hoje obedece a demanda de emprego no mercado de trabalho, após os governo federal e do Acre e as demais instâncias estabelecerem novo esquema para o transporte de imigrantes.

Convênio firmado em 2015, entre o Acre e o Ministério da Justiça, para auxílio no transporte dos imigrantes para outras regiões, com valor de R$ 1,020 milhão, prevê a desconcentração dos destinos. “Não confere a informação de que o fluxo de haitianos tenha sido direcionado para a capital paulista pelo Ministério da Justiça”, disse em nota o ministério.

No último domingo, 40 haitianos chegaram a São Paulo e, no ano passado, um grupo de cerca de 30 desembarcou em Porto Alegre. Outros comboios estariam para sair de Rio Branco em direção tanto à capital paulista quanto ao Rio Grande do Sul. Autoridades dos dois estados reclamam que não foram comunicadas. Na semana passada, o governo do Acre informou via Diário Oficial o fretamento de 43 ônibus (35 com rumo a São Paulo e oito com destino a Porto Alegre) para levar imigrantes “em caráter de emergência social”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895