Governo vai intensificar tratamento para casos suspeitos de Gripe A

Governo vai intensificar tratamento para casos suspeitos de Gripe A

Decisão foi tomada depois que duas pessoas morreram vítimas da doença no Estado

Correio do Povo

publicidade

Uma reunião extraordinária realizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao vírus Influenza A H1N1 (Gripe A), na manhã desta segunda-feira, determinou a intensificação do tratamento dos casos suspeitos da doença. O objetivo é aumentar o controle da circulação do vírus causador da gripe. Até agora, foram notificados 134 casos suspeitos da doença, com cinco confirmados. Entre eles, dois já tiveram alta hospitalar, um apresenta boa evolução e dois morreram.

Segundo a nova orientação da Secretaria da Saúde, os médicos deverão administrar o medicamento antiviral a todo paciente que apresentar síndrome respiratória aguda (falta de ar). Aos crônicos ou integrantes dos grupos de risco para a doença, o medicamento deve ser administrado assim que forem apresentados sintomas de gripe sazonal (febre e tosse).

Para o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, é importante que a população procure atendimento logo no início dos sintomas e que os médicos estejam atentos para detectar a possibilidade de um quadro clínico de risco. A reunião contou com a presença do coordenador geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, José Ricardo Pio Martins.

Prevenção

Além do tratamento médico, a população deve manter as medidas preventivas, como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem sintomas da gripe – febre, tosse e dores no corpo. Quem estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana.

Também é importante ter os ambientes limpos e ventilados, especialmente os úmidos e frios, que favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com água e sabão e, quando possível, com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895