Graziano celebra Porto Alegre como símbolo mundial da cidadania

Graziano celebra Porto Alegre como símbolo mundial da cidadania

Diretor de Alimentação e Agricultura da ONU exaltou a justiça e democracia como novo marco regulador no FST

Correio do Povo

Diretor de Alimentação e Agricultura da ONU exaltou a justiça e democracia como novo marco regulador no FST

publicidade

O Fórum Social Temático começou na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre. No Palácio Piratini, após o discurso inicial do governador do Estado, Tarso Genro, o diretor-geral das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, José Graziano, discursou por pouco mais de 30 minutos. Na explanação, ele exaltou o potencial da cidade para sediar eventos dessa magnitude. "É sempre uma satisfação estar em Porto Alegre, sede de fóruns sociais e símbolo mundial da cidadania participativa. Temos nesse evento a ideia de que outro mundo é possível. Esse é o protagonismo do Fórum Social Temático", disse.

Graziano lembro que, na época do Fórum Social Mundial de 2001, o mundo vivia sob a hegemonia de outra ordem. "Eram  tempos de resistência, mas também, tempos de esperança. Não é preciso reiterar o quanto avançamos em uma década. As esperanças do passado não se perderam. Fundamentamos um caminho e tenho a certeza que estamos preparados para suprir as demandas que história nos apresenta nas crises", argumentou o dirigente das Nações Unidas.

O Fórum Mundial da Educação, que começou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), teve a participação do organizador do FST, Celso Woyciechowski, e do reitor em exercício Rui Oppermann, além do articulador nacional do Mova Brasil, Luis Antônio Lorenzon.

O evento, organizado por ativistas e organizações da sociedade civil, pretende ser uma prévia da Cúpula dos Povos, encontro de movimentos sociais paralelo à Rio+20. Até domingo são esperadas 30 mil pessoas nas mais de mil atividades programadas para Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895