Greve no Detran já atinge 16 mil exames para CNH

Greve no Detran já atinge 16 mil exames para CNH

Categoria marcou assembleia para esta sexta-feira , às 9h, no Hotel Continental

Correio do Povo

publicidade

Cerca de 16 mil exames teóricos e práticos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deixaram de ser aplicados no RS, nos últimos dez dias, devido à greve dos servidores do Detran. A estimativa do Sindicato dos Servidores (Sindet) é bem maior do que a divulgada pela autarquia. Na terça-feira, o Detran informou que cerca de 7 mil exames tinham sido prejudicados. Nesta quarta-feira, foi realizada uma negociação entre as partes. Apesar de não ter tido avanços concretos, a categoria marcou assembleia para esta sexta-feira , às 9h, no Hotel Continental.

A adesão da greve, segundo o Detran, é de 62,8% dos servidores. Já, de acordo com o sindicato, o porcentual de grevistas chega a 85%. A autarquia avisa que não houve interrupção da impressão, da emissão e entrega dos documentos de habilitação e de veículos. A fiscalização de trânsito, apesar de não contar com os servidores do Detran, tem sido realizada pela Brigada Militar e agentes municipais de fiscalização. Também continuam sendo realizados os serviços pertinentes a veículos, como transferências e vistorias; remoção de veículos e serviços dos centros de desmanches.

A diretora de ensino de um Centro de Formação de Condutor (CFC) de Porto Alegre, Marilia Coelho, diz que cerca de 80 alunos estão aguardando o fim da greve para fazer exames práticos e teóricos. Apesar de haver uma demanda reprimida, Marilia acredita que não deve haver “tumulto” na hora de remarcar os testes quando a greve terminar. O aluno Gabriel Franckini, 18 anos, procurou ontem seu CFC para tentar remarcar o exame prático da categoria B, já que foi reprovado na primeira tentativa. Não conseguiu. “Se eu refizer esse exame num prazo de 30 dias, eu poderia conseguir um desconto de 50%, mas acredito que não vai dar tempo”, analisa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895