Gripe A assombra gaúchos - Agosto

Gripe A assombra gaúchos - Agosto

Em 2009, mais de 200 pessoas morreram no Estado, vítimas da doença

Sem-terra morre durante confronto com a BM

publicidade

Gripe A assombra gaúchos

O fantasma da gripe A seguiu assombrando os gaúchos no mês de agosto. O número de vítimas confirmadas da doença no Rio Grande do Sul chegava a 25 no dia 1º. Gestantes figuravam no topo dos grupos de risco e de maior incidência. Mais de 260 cidades ampliaram o recesso da rede municipal de ensino, bem como a Secretaria Estadual de Educação e sindicatos de escolas particulares. No dia 2, as cirurgias e internações eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram temporariamente suspensas no Estado por determinação do governo. A decisão do governo teve como objetivo ampliar o número de leitos para atendimento a pacientes da doença nos hospitais públicos e também privados, uma vez que a mesma medida foi recomendada às instituições particulares. Até o final do ano, a doença atingiu 1.553 gaúchos e foram confirmadas 208 mortes.

CPI da Corrupção

No dia 6 de agosto, foi protocolado o pedido de instalação da CPI da Corrupção. O documento foi entregue formalmente ao presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan. Presidida pela deputada Stela Farias (PT), o início da comissão contou com o apoio de 39 deputados, incluindo aliados do governo. Ao todo, 1.236 páginas com o conteúdo de 20 mil ligações telefônicas e centenas de depoimentos continham indícios de um possível envolvimento de nove pessoas no desvio de R$ 44 milhões do Detran.

Prisões e violência no Estado

Uma das maiores quadrilhas especializadas em assaltos contra agências bancárias no Rio Grande do Sul foi desmantelada em uma operação desencadeada entre a manhã do dia 11 e o amanhecer de 13 de agosto pela Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil. Onze assaltantes foram presos com forte armamento, farta munição e explosivos, além de veículos. O grupo criminoso seria responsável por, no mínimo, dez ataques no Estado desde abril de 2009. Os integrantes da quadrilha foram capturados em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Palmeira das Missões, após cinco meses de investigação.

Sem-terra é morto em ação da BM em São Gabriel

No dia 20, o que deveria ser uma ação em cumprimento de determinação judicial terminou em confusão e morte, em São Gabriel. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deveriam ser retirados pela Brigada Militar da Fazenda Southall, onde eles permaneciam desde o dia 12 do mesmo mês. Entretanto, houve resistência e confronto entre integrantes do MST e BM. Durante a confusão, foi constatado que o sem-terra Elton Brum da Silva, 44 anos, foi baleado nas costas. Ele morreu logo depois de chegar ao Hospital de Caridade do município. O Ministério Público de São Gabriel denunciou o soldado Alexandre Curto dos Santos, 38 anos, por homicídio qualificado. Ele trabalha em função administrativa na Brigada Militar de Bagé.

País/Mundo:
(fonte: AE)

Pré-sal

Sessenta e três anos depois da criação da estatal Petrobras, o governo lança o marco regulatório para explorar as reservas do pré-sal, no dia 31 de agosto. A lei atual vai continuar a existir, mas servirá apenas para regular os contratos em vigor, com as empresas trabalhando em regime de concessão.

Marina Silva deixa o PT e filia-se ao PV

Após 30 anos no Partido dos Trabalhadores (PT), do qual participou da sua fundação no Estado do Acre, a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, anuncia sua saída da legenda para filiar-se ao Partido Verde (PV). No comunicado oficial, Marina relembrou o período em que comandou o Ministério do Meio Ambiente e afirmou que não teve o apoio necessário no governo Lula para levar adiante sua política ambiental.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895