Grupo pedala pelas noites de Porto Alegre

Grupo pedala pelas noites de Porto Alegre

PedAlegre se reúne todas as terças e quintas

Correio do Povo

PedAlegre se reúne todas as terças e quintas

publicidade

Nem todos os ciclistas do grupo PedAlegre se conhecem. Mas o grupo conserva um hábito comum: se reúne todas as noites de terças e quintas-feiras e se protege como se formasse uma grande família. O ponto geográfico desse encontro, às vezes de 50, 100, 200 e de até 500 ciclistas, sempre entre 20h e 21h, é no Velódromo Joel Fagundes, na esquina das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga.

Pedalar é o objetivo dos integrantes. Há, entretanto, outro propósito, tão importante quanto o primeiro: “interagir, trocar ideias, viver cada quilômetro da geografia da cidade”, diz o advogado Paulo Kreitchmann, ao lado do filho Paulo Jr. No caso de Paulo, pai, o fator saúde deu um empurrão. “Já sofri infarto do miocárdio”, afirma. Na noite da última quinta-feira por ser o “Dia Mundial sem Carro”, a EPTC foi parceira e, às 21h, agentes de trânsito fecharam a Beira-Rio com a Ipiranga, e cerca 200 ciclistas iniciaram o exercício. O circuito cruzou a Padre Cacique, Praia de Belas, Borges de Medeiros, Salgado Filho, Osvaldo Aranha, Bento Gonçalves, e outras ruas, e retornou à Ipiranga, em percurso de 16 quilômetros. “Isso foi uma pedalight”, disse Paulo, referindo-se à “moleza do traçado pequeno”.

Juarez Pereira é um dos fundadores e coordenador do PedAlegre Grupo de Ciclismo. “Nos relacionamos de forma colaborativa e solidária com a natureza, com a cidade, com nossos colegas ciclistas e com os pedestres”, lembrou. Na hora de ir embora, todos regressam ao local onde estão os carros, suspendem as bicicletas e, depois de tudo arrumado, vão para casa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895