Guaíba avança e chega a 2,83 metros em Porto Alegre

Guaíba avança e chega a 2,83 metros em Porto Alegre

Águas voltaram a invadir orla do Extremo Sul da Capital

Correio do Povo

Guaíba avança e chega a 2,82 metros em Porto Alegre

publicidade

O nível do lago Guaíba sobe gradativamente nesta sexta-feira e por volta das 14h03min chegou à marca de 2,83 metros no Cais Mauá, em Porto Alegre. Segundo o Sistema Metroclima, o nível é extremamente alto e próximo da marca crítica de transbordamento de 3 metros. No entanto, ritmo de subida desde a metade da manhã passou a ser muito lento. As águas voltaram a avançar na orla do Extremo Sul da Capital.

O rio Gravataí também está muito alto e segue subindo. Por volta das 10h, o nível estava em 6,49 metros. E, segundo o Sistema Metroclima, há risco de alagamento na avenida Assis Brasil, na zona Norte da Capital, a exemplo do que ocorreu com as chucas de julho. O Sistema Metroclima e o Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre estão em contato permanente com a Defesa Civil de Gravataí para intercâmbio de dados entre os dois municípios.

O rio Jacuí baixou 20 cm desde a noite dessa quinta-feira em Rio Pardo, mas sobe perto de Porto Alegre. A tendência é de alta do Guaíba com base nos índices pluviométricos registrados nas bacias, sobretudo naqueles pontos mais próximos da Capital.

Há vazão maior vindo dos rios Caí, Sinos e Gravataí. Há ainda o agravante da Lagoa dos Patos estar com seu nível muito alto, o que, naturalmente, acaba por dificultar o escoamento das águas. Com a presença de vento Sul predominantemente fraco a moderado até o domingo e ainda o aumento da vazão, o cenário preocupa ante a tendência, no curto prazo, de manutenção do nível muito alto e com subida, principalmente porque não houve tempo para uma baixa maior com a continuidade do nível perto da cota crítica.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895