Guilherme Baumhardt estreia segunda-feira como apresentador do programa "Bom Dia"

Guilherme Baumhardt estreia segunda-feira como apresentador do programa "Bom Dia"

À frente do microfone na Rádio Guaíba, jornalista propõe mais dinamismo, análise e opinião

Por
Correio do Povo

Além da estreia na Rádio Guaíba, Braumhardt passará também a ser colunista do Correio do Povo


publicidade

Guilherme Baumhardt estará à frente do programa “Bom Dia”, da Rádio Guaíba, a partir da próxima segunda-feira, dia 16, e estreia como colunista do Correio do Povo, com textos publicados duas vezes na semana. Para o “Bom Dia”, no ar de segundas-feiras a sextas-feiras, das 5h30min às 9h, o jornalista propõe mais dinamismo, com análise e opinião. Adianta que haverá espaço para receber entrevistados e para a reportagem, permanecendo a parceria com Voltaire Porto, José Aldo Pinheiro e Jurandir Soares. Segundo ele, o programa será permeado com flashes de informação, com serviços e com notícias sobre o que estiver ocorrendo nas ruas.

Para Baumhardt, integrar a equipe da Guaíba é motivo de orgulho. Ele compara a sua entrada na rádio à mística de um piloto da Fórmula 1: “Todo o piloto de Fórmula 1 adoraria correr pela Ferrari. Eu me sinto pilotando uma Ferrari aqui na Guaíba, por sua história e tradição. Qualquer jornalista gostaria de estar à frente deste microfone e escrever nas páginas deste jornal, que fazem parte da história política e econômica do Estado. As pessoas enxergam na Guaíba e no Correio do Povo o patrimônio do Rio Grande do Sul", destaca. 

Nando Gross, gerente-geral da Rádio Guaíba, diz que a ideia é manter o conceito do “Bom Dia”, sendo um programa que acorda as pessoas às 5h30min da manhã. Acrescenta que os ouvintes estavam pedindo mais informação do que acontece na cidade na hora da saída para o trabalho e do início do dia e isso será feito.

“Guilherme trará também a sua assinatura pessoal, de credibilidade, e sua visão de mundo e de jornalismo. Ele é um profissional jovem, mas experiente, que traz a ousadia e a capacidade de arriscar”, pontua Gross. O comandante lembra que na segunda haverá mais mudanças na grade da manhã. “Das 9h às 9h30min, José Aldo Pinheiro comanda o ‘Notícias em Meia Hora’, com notícias e serviços. O Direto ao Ponto passa a ser das 9h30min às 11h30min e Ganhando o Jogo perde meia hora, das 11h30min às 13h”, afirma Gross.

Variedade de temas

Pela primeira vez protagonizando uma coluna em jornal impresso, Baumhardt adianta que escreverá sobre a política nacional, tratando de diferentes temas, dos mais gerais a específicos, e abordará situações que tratam do Brasil e também de Porto Alegre. “A intenção é debater situações que mereçam um olhar mais apurado e que tratem do futuro de Porto Alegre, principalmente, situações sem soluções há um longo tempo”, comenta o jornalista.

Baumhardt diz que “um jornalista precisa dar opinião, dar a cara a tapa, com suas críticas, pontuando temas pertinentes e oferecendo informações precisas”. Além disso, o campo da opinião necessita e pode ser mais explorado pelo jornalismo. Sua coluna poderá ser conferida nas edições de quintas-feiras e aos sábados.


Com 36 anos de idade, formado pela Ufrgs e com MBA pela ESPM, Baumhardt trabalhou na Band RS por 15 anos. Entrou como estagiário e, depois de formado, assumiu diferentes funções ao longo dos anos. Foi produtor, repórter, chefe de reportagem, gerente de jornalismo e comentarista. Entre as coberturas, acompanhou missões governamentais, em 2010, na Espanha e em Portugal, e 2015, na China. Também cobriu a eleição do presidente Pepe Mujica no Uruguai e coordenou reportagens de eleições nacionais.