Hidrelétrica de Itá abre comportas por conta do volume das chuvas

Hidrelétrica de Itá abre comportas por conta do volume das chuvas

Lago na divisa entre RS e SC chegou a estar com 99% de sua capacidade

José Ody / Correio do Povo

publicidade

As fortes chuvas dos últimos dias levaram novamente à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica Itá. A medida foi tomada às 13h55min de quinta-feira.Nesta sexta, às 14h, o lago recebia 2.769 metros cúbicos de água por segundo e liberava 3.558 metros cúbicos por segundo. O lago de Itá estava 98,73% da sua capacidade com água.

De acordo com o gerente geral do complexo de usina hidrelétricas da Tractebel, na bacia do rio Uruguai, Diego Collet, a medida foi determinada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Conforme Collet, do dia 17 até 24 choveu 120 mm na região da Hidrelétrica Itá. As maiores precipitações ocorreram nos dias 22 (69 mm) e 24 (42 mm) .

Na região da Usina Hidrelétrica Machadinho choveu do dia 17 a 24, 108 mm. Às 14h desta sexta ingressavam no lago 1.748 metros cúbicos de água por segundo e eram liberados 1.119 metros cúbicos no mesmo período. O reservatório estava com 83,14 % da sua capacidade máxima com água e não havia previsão para abertura das comportas.

Já a Usina Hidrelétrica Passo Fundo estava com 94,31% da sua capacidade no início da tarde. O reservatório registrava o ingresso de 65 metros cúbicos de água por segundo e o mesmo volume era liberado, sem previsão de abertura de comportas. Neste mês há uma coincidência sobre as chuvas na região. Segundo a Cotrel, choveu 189 milímetros em Erechim e em Aratiba neste mês.

A usina Itá com capacidade para gerar até 1.450 megawatts (MW) fica entre os municípios de Aratiba (RS) e Itá (SC), a de Machadinho com capacidade para gerar até 1.140 (MW) entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), e a de Passo Fundo no município de Entre Rios do Sul, no Alto Uruguai. Sua capacidade de geração é de 226 MW. Aberturas anteriores de comportas em usinas administradas pelas Tractebel na bacia do rio Uruguai foram registradas em agosto e setembro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895