Homenagens marcam 65 anos da Rádio Guaíba

Homenagens marcam 65 anos da Rádio Guaíba

Direção homenageou quatro funcionários da emissora

Felipe Samuel

"A Guaíba é a história do Rio Grande do Sul", afirmou o diretor-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres (D)

publicidade

A comemoração dos 65 anos da Rádio Guaíba foi marcada por homenagens a colaboradores e mensagens de reconhecimento de políticos e entidades gaúchas. O diretor-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, destacou nesta sexta-feira a importância de valorizar os profissionais que atuam na emissora e projetou investimentos em novas plataformas digitais. Conforme Torres, o objetivo é ampliar os investimentos em uma instituição que tem um público consolidado no Estado. "A Guaíba é a história do Rio Grande do Sul", afirmou.

Ele salientou que a Rádio Guaíba tem participado de todas as grandes discussões no comércio e na indústria. "Temos hoje os maiores profissionais do rádio gaúcho, um dos maiores do Brasil também no jornalismo, no esporte, na cultura e na economia", destacou. Por conta de suas trajerórias na emissora, quatro funcionários receberam distinção da direção: Celso Costa, que foi o primeiro funcionário da Rádio Guaíba; Adair Ávila, responsável pelos transmissores da Rádio Guaíba; o narrador Orestes de Andrade e a apresentadora e locutora Maria Luiza Benitez. Com 27 anos de Rádio Guaíba, Orestes recordou as quase três décadas na emissora. "Acompanhei toda a evolução, todo o crescimento, toda a modernização da Rádio Guaíba. Isso tudo a gente acompanhou de perto", afirmou.

Desde fevereiro de 1995 na equipe da rádio, o narrador não escondia a alegria pela homenagem. "Estou muito feliz com essa homenagem que eu recebi da direção da rádio e, logicamente, a gente espera que a rádio continue crescendo cada vez mais", afirmou. Entre os momentos marcantes, ele lembra dos títulos da dupla Gre-Nal e a cobertura de edições da Copa do Mundo e da Copa América. "São vários os momentos, mas principalmente os jogos de Internacional e do Grêmio participando da série A do Campeonato Brasileiro, com as duas equipes chegando com as principais equipes brasileiras. Isso aí é uma grande motivação", ressaltou.

Considerada umas das vozes mais antigas da emissora, Maria Luiza ingressou na rádio em 1977. Ela lembrou do desejo de trabalhar na Caldas Júnior. "Comecei a ouvir a rádio em 1957 e dizia pra mim mesmo que um dia eu viria trabalhar nessa rádio. E justo e feito. Cheguei em 1977 e continuo aqui. Sou a voz mais antiga da rádio nos últimos tempos", afirmou. "Tudo isso é uma coisa que me emociona bastante, olhar pro passado e ver que nós continuamos aqui, firmes, fortes e pensando que ainda continuo muito tempo por aqui se Deus quiser que a minha voz se conserve para poder levar a voz da Rádio Guaíba mais longe ainda", afirmou. 

Pré-candidato progressista ao Palácio Piratini, o senador Luis Carlos Heinze (PP) participou do programa Boa Tarde Brasil, apresentado por Julio Ribeiro. O senador recordou da infância marcada por acompanhar as coberturas esportivas da emissora. "Os debates (políticos) são agora, mas na minha infância era o futebol. Eu sou colorado e quando estava lá em Candelária, no Alegrete, onde eu estudei, em Santa Maria e depois de São Borja, escutava a Rádio Guaíba o esporte principalmente. Tínhamos essa mania, o hábito de escutar, pois não tinha televisão. Então tinha que escutar o rádio, e o rádio que levava para nós o esporte e permitia ouvir o jogo do Internacional domingo à tarde", frisou.

Acompanhada do senador Heinze, a vereadora Nádia Gerhard (PP) - que deve disputar uma vaga ao Senado - afirmou que a rádio também faz parte da sua vida desde a infância. "Desde pequena a Rádio Guaíba, junto com o avô, com a vó, com pai, com mãe, tem sido um diferencial para todos nós, porto-alegrenses e gaúchos", salientou. "A gente sabe que sem informação a gente não é nada. Eu, que venho da Brigada Militar, sei que a informação é uma das ferramentas mais importantes e assim é na Rádio Guaíba", completou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895