Horário de verão exige readaptação de hábitos de alimentação, diz especialista

Horário de verão exige readaptação de hábitos de alimentação, diz especialista

Ponteiros dos relógios devem ser adiantados em uma hora

Elaine Patricia Cruz / Agência Brasil

publicidade

Começa à 0h deste domingo o horário de verão, quando os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão que adiantar os relógios em uma hora.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acordar uma hora mais cedo vai exigir uma certa adaptação do corpo humano. Por isso, o médico Jacob Faintuch, do Hospital das Clínicas de São Paulo, recomenda que o ideal é que as pessoas tentem manter uma boa qualidade do sono, evitando “situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite”.

O médico também recomenda que as pessoas evitem consumir café ou chá preto, alimentar-se demais no jantar, dormir sem comer e praticar exercícios físicos muito extenuantes. “O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite”, disse o médico, por meio de nota.

Segundo Faintuch, o desequilíbrio no organismo ocorre nos cinco primeiros dias da mudança no relógio. O horário de verão foi instituído para reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico, ao final da tarde.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895