Hospitais registram lotação em leitos de emergência em Porto Alegre

Hospitais registram lotação em leitos de emergência em Porto Alegre

Santa Casa, Hospital de Clínicas e Conceição estão mais de 100% de suas vagas

Felipe Uhr

publicidade

Pelo menos três hospitais de Porto Alegre estão com lotação nas emergências nesta segunda-feira. A Santa Casa informou a restrição temporária no atendimento SUS em função de superlotação. Segundo a entidade, que tem 24 leitos na emergência, a ocupação era 250% a mais do que suporta, com pacientes graves, entubados. No Hospital de Clínicas a situação não é diferente. Segundo a Instituição, há mais pessoas sem leitos do que o número ofertado. Eram 62 à espera de um leito, nesta segunda-feira, enquanto o número máximo de vagas é de 56.

O Clínicas informou que apenas os casos mais graves, com risco de morte, estão sendo atendidos. No Hospital Conceição a situação também é de superlotação. Conforme a direção, 18 pacientes aguardam lugar para internação. “Esperamos que hajam altas nos leitos normais para subirmos pessoas da emergência”, explica o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Cláudio Oliveira.

Apesar do excesso de pessoas, ele alega que a Instituição tem recursos para realizar o atendimento adequado à população. “Estamos com todo o suporte na emergência para a pessoa que chega", reitera. Apesar do movimento intenso o hospital não deixou na mão quem procurou atendimento. Foi o caso do pedreiro, Jak Tomas Pereira, de 42 anos. O morador do bairro tristeza sentiu-se mal pela manhã e se deslocou, junto da esposa Eliane Fonseca até o Conceição. “Chegamos, fomos rapidamente atendidos, fui medicado e tive duas consultas”, contava ele enquanto aguardava o resultado dos exames que realizou.

O Hospital Conceição oferece ao todo 784 leitos, o que representa 55% do total disponível no Grupo Hospitalar Conceição. Mesmo assim a direção orienta que a população procure atendimento nos postos de saúde de sua região. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895