Hospital Conceição deve concluir testagem de Covid em 1,1 mil trabalhadores neste fim de semana

Hospital Conceição deve concluir testagem de Covid em 1,1 mil trabalhadores neste fim de semana

Instituição confirmou o primeiro caso de variante delta dentre os infectados no surto de Covid-19

Felipe Samuel

Instituição confirmou o primeiro caso de variante delta dentre os infectados no surto de Covid-19

publicidade

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, deve terminar de testar contra Covid-19 mais de 1,1 mil profissionais de saúde neste fim de semana. De acordo com o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira, 811 exames já foram realizados para detectar existência de novos infectados em surto de Covid-19 na instituição, que teve início em 4 de agosto. O material é analisado pelo Laboratório Central do Estado, o Lancen. 

“Devemos terminar a testagem no final de semana”, afirmou Oliveira, nesta quarta-feira. “Estamos fazendo rastreio de várias áreas, testando muitos locais, todas as áreas do hospital. A maioria dos testes deu negativo”, destacou.

Ele também confirmou o resultado positivo de um caso da variante delta dentre os infectados no surto. O resultado das análises genéticas foi divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde. Atualmente, o número de infectados na contaminação é de 129 pessoas, sendo 83 pacientes e 46 profissionais de saúde. Deste total, 12 pessoas morreram. 

O resultado do sequenciamento genético completo realizado pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) revela que um homem, de 65 anos, residente de Porto Alegre, que foi internado em 15 de julho e teve alta hospitalar no dia 27 daquele mês, contraiu a cepa, que teve origem na Índia. Ele recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, sendo a última em 20 de maio. Ele tem problemas cardiológicos e diabetes. “Está entre os primeiros casos do surto no hospital”, destacou o diretor-presidente.

Entre as internações de pacientes, 11 seguem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 41 em enfermarias e 19 tiveram alta hospitalar. Conforme boletim do GHC, 52 pacientes concluíram o esquema vacinal, equivalente 62,7%. Entre os 46 profissionais de saúde infectados pela doença estão: 19 técnicos em enfermagem, 12 técnicos de higienização e 5 médicos. Além deles, 3 profissionais de nutrição, 3 estudantes/estagiários, 2 enfermeiros, 1 fisioterapeuta e 1 farmacêutico.

Do total, 32 permanecem em isolamento domiciliar e 10 retornaram ao trabalho. Duas pessoas estão hospitalizadas e outras duas receberam alta hospitalar. De acordo com o GHC, 37 profissionais de saúde tomaram a segunda dose da vacina, ou seja, 80,4%.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895