Hospital da Ulbra pode abrir mais cem leitos em até três meses

Hospital da Ulbra pode abrir mais cem leitos em até três meses

Instituição atende pedido do Simers para desafogar emergências da Capital

Rádio Guaíba

publicidade

O Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas, acenou com a possibilidade de abrir, em curto prazo, 50 leitos clínicos, além de outros 50, em até três meses, para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi o que informou, na noite desta segunda-feira, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que na sexta-feira protocolou um pedido para que o HU abra cem vagas a fim de desafogar as emergências hospitalares do SUS na Capital, sobrecarregadas pela demanda da região Metropolitana e do Interior.

Levantamento do Sindicato mostrou que a superlotação se mantinha em nível elevado, nessa tarde, uma semana depois de a entidade propor a decretação de calamidade pública em Porto Alegre para agilizar medidas que resolvam o problema em definitivo (veja abaixo). O problema se estende, inclusive, para os clientes dos planos de saúde. Na Santa Casa, a emergência pediátrica para convênios completou hoje seis dias fechada, atendendo somente casos de maior gravidade.

De acordo com o Simers, só 160 dos 500 leitos do HU funcionam. O diretor técnico do Hospital, Julio Boehl, informou que a proposta do Sindicato tem apoio da mantenedora da Ulbra, a Celsp, e foi levada à prefeitura e à Secretaria Estadual da Saúde, que prometeram dar resposta no começo da próxima semana. 

O aumento de vagas depende de recursos financeiros para custear o começo da operação. “Com estas condições, podemos abrir mais vagas em uma semana”, projetou Boehl. Hoje, o HU tem receita de R$ 1,5 milhão – com a maior parte do dinheiro vindo do SUS -, mas despesa de R$ 3 milhões. O déficit é coberto pela Celsp.

* Ocupação das emergências hospitalares SUS da Capital, nesta segunda-feira:
Hospital da Conceição: 50 leitos – 138 pacientes (176% acima da capacidade)
Hospital de Clínicas: 49 leitos – 97 pacientes (98% acima da capacidade)
São Lucas: 15 leitos – 27 pacientes (80% acima da capacidade)
Instituto de Cardiologia: 10 leitos – 32 pacientes (220% acima da capacidade)
Santa Casa: 8 leitos – 30 pacientes (275% acima da capacidade)

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895