Hospital de Clínicas decide na sexta sobre reabertura de UTI Neonatal e obstetrícia

Hospital de Clínicas decide na sexta sobre reabertura de UTI Neonatal e obstetrícia

Hospital São Lucas está lotado e não recebe mais grávidas e Conceição tem forte movimento

Correio do Povo

publicidade

Os setores obstétricos e de UTI Neonatal do Hospital de Clínicas seguem fechado nesta quinta-feira. A administração do estabelecimento havia projetado para hoje a reabertura, mas uma decisão só será tomada às 10h de sexta. Com excesso de demanda, o São Lucas, da PUCRS, também suspendeu a admissão de gestantes, após a superlotação do Centro Obstétrico.

De acordo com a assessoria do Clínicas, a desinfecção da bactéria Acinetobacter  está levando um pouco mais de tempo para garantir que ela não chegue em outras alas e não passe para outros pacientes. O micróbio pode levar a infecções graves em pacientes imunocomprometidos, portadores de queimaduras ou que necessitam de ventilação mecânica. Apenas dois dos 19 recém-nascidos internados nos últimos dias foram infectados.

Além do São Lucas, a obstetrícia do Grupo Hospitalar Conceição era a que mais sentia o impacto do fechamento do Clínicas. De acordo com a assessoria do hospital, a emergência estava lotada,  mas seguia funcionando. No caso de falta de leitos no setor, as grávidas estão sendo realocadas para outros setores com vagas.

Na Santa Casa e no Ernesto Dornelles, o movimento não se alterou muito, conforme as respectivas administrações. Nesta quinta, a Santa Casa tinha inclusive dois leitos sobrando, de um total de 12 reservados para a UTI Neonatal. A assessoria do Ernesto Dornelles explicou que o foco do estabelecimento são as cirurgias gerais e que, dessa forma, a procura seguia baixa, com uma média de três partos nos últimos dias.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895