Hospital Moinhos de Vento lança instituto para ampliar ações de responsabilidade social

Hospital Moinhos de Vento lança instituto para ampliar ações de responsabilidade social

Projeto atuará em cinco eixos com projetos para melhoria da qualidade de vida, formação e atendimento da população, das crianças aos idosos

Christian Bueller

publicidade

Com uma história calcada na filantropia, quando foi construído a partir da doação e do trabalho de imigrantes, o Hospital Moinhos de Vento dá mais um passo em sua atuação com o lançamento do Instituto Moinhos Social (IMS). O evento de inauguração ocorre na próxima terça-feira, dia 14, no auditório da instituição. A iniciativa vai concentrar, em uma estrutura de gestão própria, as ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O projeto atuará em cinco eixos — educação, saúde, cultura e esporte, assistência e meio ambiente —, com projetos para melhoria da qualidade de vida, formação e atendimento da população, das crianças aos idosos. A iniciativa central do Instituto Moinhos Social será o Programa Transformar. Ele atuará em comunidades com potencialidade de melhoria de índices de desenvolvimento humano e social. Dentre as ações previstas estão complementação de refeições, visando uma alimentação mais nutritiva, o Bebê do Bem, para contribuir com o bem-estar de mães e recém-nascidos de maternidades públicas em situação vulnerabilidade, e o transformARTE, oferecendo às comunidades atividades com reaproveitamento de materiais recicláveis, artes plásticas, artesanato, música e teatro.

A partir de janeiro, o IMS traçará o perfil socioeconômico dos residentes no Loteamento Santa Terezinha, em Porto Alegre. O estudo avaliará as necessidades da região, bem como o impacto social para a população. No local, o Hospital Moinhos já desenvolve iniciativas há vários anos, como capacitação profissional para jovens, doação de vacinas contra a gripe e entrega de cestas básicas. Este ano, 450 famílias foram beneficiadas com os alimentos. Para o superintendente executivo, Mohamed Parrini, a iniciativa reforça o valor do compromisso com a comunidade, buscando que as oportunidades cheguem a todos. “Nosso propósito é cuidar de vidas. É um fortalecimento que beneficiará a todos, gerando crescimento e riqueza para a nossa cidade, estado e país”, reforça. “Queremos revelar talentos que ficam escondidos por falta de incentivo e despertar a sociedade para o valor e capacidade dessas pessoas.”

O superintendente de responsabilidade social do Moinhos, Luis Eduardo Mariath, lembra das contribuições na área social já desenvolvidas, como a campanha Prato Cheio de Solidariedade, as ações em favor da cidadania a moradores da Ilha Grande dos Marinheiros e Rubem Berta, em Porto Alegre, e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. “Praticamos a responsabilidade social há mais de um século, desde o início das fundações do prédio do hospital. Essa expressão sequer existia, e já fomos construídos e guiados no caminho da promoção da saúde e da qualidade de vida, do fomento à educação, pesquisa e à ciência, contribuindo com o desenvolvimento da cidade, Estado e país”, ressalta.

Em visita ao Correio do Povo, Mariath explicou que o objetivo é gerar um ciclo completo de desenvolvimento, contribuindo para que os moradores se tornem protagonistas de suas próprias histórias. “A ideia é trabalhar com crianças, adolescentes e também seus familiares, formando um ciclo positivo”, ressaltou. O evento de lançamento do IMS terá palestra do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

O Hospital Moinhos de Vento destinará recursos próprios e também contará com doações e voluntariado da sociedade. Os interessados podem agendar diretamente um horário com o Instituto Moinhos Social pelo telefone (51) 3537-8573 ou fazer a sua contribuição neste link


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895