Hospital Santa Cruz reabre UTI de adultos após reformas

Hospital Santa Cruz reabre UTI de adultos após reformas

Oito leitos passaram a ser individualizados

Correio do Povo

Hospital Santa Cruz reabre UTI de adultos após reformas

publicidade

O Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, reabriu a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para adultos, após um período fechada para reformas. Oito leitos passaram a ser individualizados, buscando proporcionar maior conforto aos pacientes e visitantes. Apenas dois seguem em espaço coletivo. A partir do posto de enfermagem, é possível monitorar os dez leitos. Os pacientes, que estavam em um setor improvisado na ala São Francisco, foram realocados ao espaço reformado após limpeza e desinfecção dos equipamentos. A unidade atende também pelo SUS.

O custo das obras está orçado em R$ 85 mil. O coordenador da UTI Adulta, Rafael Botelho Foernges, explica que a instituição buscou verbas de pesquisa do Ministério da Saúde. “O hospital faz parte de um estudo mundial sobre infusão polêmica em pacientes graves e de um projeto chamado Visitas, do Hospital Moinhos de Vento, para avaliar a presença de familiares durante 12 horas na UTI”, disse.

Na parte de infraestrutura, foram aplicados R$ 45 mil. Em um segundo momento, haverá mudanças no mobiliário. O coordenador da UTI afirma que a intenção de modificar a estrutura da terapia intensiva é de 2014. Ele explica que desde então os números são expressivos. Não faltam leitos no município, mas a rotatividade cresceu. Atualmente, a UTI é de nível 2, e a intenção é chegar ao 3, o que envolve etapas. “A primeira é a reforma física, que alcançamos agora. A inserção em projetos de pesquisa nos dá oportunidades de conseguir recursos para aumentar a qualidade”, diz Foernges.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895