Hotéis começam a retomar atividades de forma gradual em Porto Alegre

Hotéis começam a retomar atividades de forma gradual em Porto Alegre

Pesquisa do Shpoa apota crescimento no número de locais abertos

Cláudio Isaías

Plaza São Rafael reabre em setembro

publicidade

Os hotéis de Porto Alegre, de forma gradual, começam a retomar as suas atividades. A constatação faz parte do levantamento divulgado pelo Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (Shpoa), que apontou um crescimento no número de unidades hoteleiras abertas, quando comparado aos meses anteriores. A pesquisa mostrou que, dos 53 hotéis entrevistados, 38 estão abertos, ou seja, 73% está funcionando. Porém, também foi possível relatar que dos empreendimentos que não estão recebendo hóspedes, 65% ainda não possui previsão de retorno às atividades. Porto Alegre possui cerca de 100 hotéis que totalizam o oferecimento de oito mil quartos.

O presidente do Shpoa, Carlos Henrique Schmidt, explicou que o aumento de empreendimentos abertos não representa uma melhora e nem tende a suavizar a situação do setor na Capital, que segue crítica. “Os hotéis estão abrindo, mas com muito poucos clientes para receber. Ainda existe um medo constante e o turismo está estagnado", ressaltou. Segundo Schmidt, o setor, junto com a gastronomia, o aéreo e o turismo foram os que mais sofreram com a pandemia do coronavírus. "Estamos retomando lentamente as nossas atividades e obedecendo todos os protocolos de segurança. No entanto, o cenário ainda preocupa", destacou. Conforme o presidente do Shpoa, o dado de que 65% dos estabelecimentos que estão fechados ainda não possuem previsão de reabertura assusta. "É uma situação extremamente difícil reabrir sabendo que estaremos brigando atrás de somente alguns poucos clientes para hospedar”, afirmou o presidente.

Ao total, 14 hotéis entrevistados estão fechados e representam 27% do recorte analisado. Dos estabelecimentos abertos, 24% retomou as atividades em junho e 15% apenas em julho. “Estamos tentando nos levantar, mas ainda é muito cedo. Não podemos cometer a falácia de que só porque estamos abertos significa que está tudo bem", acrescentou. Segundo Schmidt, a luta pela retomada do setor da hotelaria está longe de acabar e será necessário resiliência e união da classe”, ressaltou.

Um dos mais tradicionais hotéis de Porto Alegre, o Plaza São Rafael, no Centro Histórico, com 220 apartamentos, reabre suas portas para atendimento ao público no mês de setembro. De acordo com Schmidt, todos os protocolos de segurança do hotel estão sento tomados para receber os clientes. Já o hotel Deville Prime Porto Alegre, na avenida dos Estados, no bairro Anchieta, começou a receber os hóspedes no final do mês de julho. O gerente André Machado informou que foram adotadas medidas como o uso de máscara, o distanciamento e o oferecimento de álcool em gel. A estrutura, que pode receber até 236 clientes, opera neste momento com 40% da capacidade. O sindicato dos hotéis informou que todos os proprietários e gerentes do setor foram orientados sobre como voltar a trabalhar e como garantir a saúde e a segurança dos hóspedes e funcionários.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895