HPS está sem tomógrafos desde maio em Porto Alegre

HPS está sem tomógrafos desde maio em Porto Alegre

Aparelhos da instituição estão estragados e exames precisam ser feitos em hospitais conveniados

Jéssica Mello

Secretaria informou que já está encaminhado o processo de licitação para a compra de mais um tomógrafo para o HPS

publicidade

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, referência para os atendimentos de pacientes de trauma, suspendeu a realização de exames de tomografia desde maio. Os pacientes que necessitam do exame são ncaminhados para o Hospital Cristo Redentor ou, na maioria dos casos, para o Hospital de Clínicas, vizinho do HPS.

O HPS tem dois tomógrafos. Um está estragado há cerca de 1 ano e o outro desde o dia 21 de maio. O primeiro não tem previsão de manutenção, pois, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a fabricação é da Siemens. A empresa está sendo investigada pela Operação Lava Jato e, por isso, tem problemas com o processo de envio das peças. O equipamento que parou no mês passado é da Philips e foi adquirido em setembro de 2014. Esse ainda está no período de garantia. A expectativa da SMS é de que o conserto seja feito até o final da próxima semana.

Segundo o diretor do Sindicato de Saúde (Sindisaúde-RS), Júlio Appel de Oliveira, antes dessa situação, os pacientes já esperavam cerca de dois meses para a realização do exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agora a espera é ainda maior. “Os governos, tanto federal, quanto estadual e municipal, vão empurrando os problemas de saúde com a barriga até ficar mais sério, mas daí a solução também acaba demorando pela burocracia”, cobra Oliveira. “A demanda no Clínicas já era grande e aumentou muito, sem o aumento de profissionais para o atendimento. Eles estão sobrecarregados”, completa.

“Nenhum paciente do HPS fica sem fazer tomografia. O Hospital tem parcerias com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e com o Hospital Cristo Redentor. Quando há necessidade, as tomografias são realizadas nestas instituições, sendo o transporte de responsabilidade da SMS”, explicou a SMS por meio de nota. A secretaria informou que já está encaminhado o processo de licitação para a compra de mais um tomógrafo para o HPS.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895