Hulha Negra deve decretar situação de emergência hoje

Hulha Negra deve decretar situação de emergência hoje

Pedras de granizo perfuraram telhados de casas e afetaram 400 famílias no município

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

Pedras têm o tamanho de um ovo

publicidade

A prefeitura de Hulha Negra, na Região da Campanha, poderá decretar situação de emergência nas próximas horas em razão do temporal com granizo registrado na madrugada desta sexta-feira. Para o embasamento da medida, é feito um levantamento dos danos causados pelas pedras, que perfuraram os telhados das casas e assustaram os moradores.

Conforme a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, mais de 270 famílias na área urbana e outras 130 nos assentamentos foram atingidas pelas pedras de gelo, com tamanho de um ovo de galinha. Inicialmente, segundo ela, a prefeitura começou a distribuição de lonas de plástico aos atingidos. Numa segunda fase, serão distribuídas telhas para essas famílias.

No Assentamento Nova Querência, uma casa foi totalmente destelhada e a família precisou ser removida para a residência de parentes. A tempestade começou por volta da meia-noite e, durante a madrugada, houve dois episódios de granizo – cada um com cerca de 10 minutos.

O prefeito Carlos Renato Machado contou mesmo os temporais com ventos fortes, chuvas torrenciais e intensas descargas elétricas não costumam deixar a população abalada como agora. “Com a perfuração dos telhados as pessoas tiveram seus móveis, utensílios, roupas e cobertas, molhados, causando enorme desconforto a todos”, relatou.

Ele estima que o número de famílias atingidas ainda deverá aumentar nas próximas horas. Para o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, capitão Max Geraldo Meinke, que chegou a cidade pela manhã, há todas as condições favoráveis para a o decreto de situação de emergência. Os assentamentos mais afetados foram o Capivara Um e o Nova Querência.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895