IBGE quita quase 100% dos pagamentos devidos a recenseadores no Rio Grande do Sul

IBGE quita quase 100% dos pagamentos devidos a recenseadores no Rio Grande do Sul

Instituto relatou que algumas pessoas que já foram pagas podem receber até esta sexta

Correio do Povo

publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira que já pagou mais de 99% das ajudas de custo para quem participou do treinamento para ser recenseador no Rio Grande do Sul. 

De acordo com o instituto, cerca de 9 mil pessoas fizeram jus ao pagamento e apenas seis não receberam (todas ainda dentro do prazo de cinco dias úteis). O IBGE salientou que alguns dos recenseadores que já foram pagos podem receber até esta sexta-feira, devido a questões envolvendo as instituições financeiras onde possuem conta.

Em caso de não constar o pagamento, o IBGE também chama atenção para que os trabalhadores chequem se seu banco pagou em uma conta alternativa, como conta-salário. 

Territórios Indígenas 

Nessa quarta, o Censo 2022 começou nos territórios indígenas e vai até 31 de outubro. Serão recenseados os indígenas residentes dentro ou fora de suas terras, em áreas urbanas ou rurais, além dos provenientes de outros países. Todas as comunidades e aldeias, independentemente de terem sido ou não previamente mapeadas, vão ser visitadas.

A primeira etapa é explicar o Censo Demográfico para as lideranças indígenas e sensibilizá-las para permitir a entrada dos recenseadores nas aldeias. O gerente de territórios tradicionais e áreas protegidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fernando Damasco, destacou a necessidade de uma chegada diferenciada e respeitosa aos territórios indígenas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895