Idosos de 66 anos ou mais serão vacinados a partir de quinta-feira em Porto Alegre

Idosos de 66 anos ou mais serão vacinados a partir de quinta-feira em Porto Alegre

Na manhã desta quarta-feira, o movimento foi intenso nos postos de saúde e nos drive-thrus

Cláudio Isaías

Idosos com 67 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quarta-feira em Porto Alegre

publicidade

Os idosos com 66 anos ou mais, a partir de quinta-feira, começam a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre. As doses serão aplicadas em 39 unidades de saúde e em quatro pontos de drive-thru. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deverão ser imunizadas aproximadamente 9.835 pessoas dessa faixa etária. As unidades de saúde iniciam o atendimento às 8h, e permanecem abertas até as 17h.

Já os drives-thrus (sistema em que o idoso não precisa descer do carro) funcionam das 9h às 17h. Os demais drive-thrus estarão montados nos hipermercados Big Sertório e Big BarraShopping Sul, na PUCRS e no Estádio Beira-Rio. A secretaria de saúde informou que há doses para todos os idosos cujo calendário de vacinação está em andamento.

Para evitar aglomeração ou tempo maior de espera, a recomendação é de procurar os locais de vacinação ao longo do dia. A SMS tem registrado maior movimento no início da manhã e nos drive-thrus. É preciso levar documento de identificação com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Idosos que receberam a primeira dose da Coronavac há mais de 21 dias devem apresentar o cartão de vacinação com registro para receber a segunda dose.

Na manhã desta quarta-feira, o movimento foi intenso nos postos de saúde e nos drive-thrus. Desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira, filas foram registradas nas unidades de saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, no Centro de Saúde Modelo e no Santa Marta, no Centro Histórico. 

No posto de saúde Camaquã, a dona de casa Gisele Castro, 67 anos, chegou cedo para realizar a imunização contra o coronavírus. "Estou na torcida para que toda a população possa ser vacinada o quanto antes", destacou.

No Centro de Saúde Santa Marta, o aposentado Pedro Henrique Santos, 67 anos, chegou por volta das 9h a unidade de saúde. "Estou feliz por ter realizado a vacina e ao mesmo tempo estou esperançoso que mais pessoas possam ser imunizadas no Brasil", acrescentou. Mais de 30 pessoas aguardavam na calçada para receber a vacina contra o coronavírus.

O Sindisaúde/RS informou que a partir da próxima quarta-feira, dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, os trabalhadores da saúde em clínicas, análises clínicas em laboratórios, casas de saúde em geral e massoterapeutas poderão receber a vacina contra a Covid-19. 

“O Sindisaúde/RS vinha buscando parcerias junto ao Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) para que fosse reconhecida a necessidade de abrangência desses trabalhadores de Porto Alegre na campanha de vacinação para a Covid-19", destacou o presidente do sindicato, Júlio Jesien.

Segundo ele, o esforço do sindicato, do Simers e da Secretaria Municipal de Saúde vai entregar aos trabalhadores, que não vinham sendo vacinados, o acesso à primeira dose da imunização contra o coronavírus.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895