Imama quer focar campanha contra cancêr na experiência de quem enfrentou a doença

Imama quer focar campanha contra cancêr na experiência de quem enfrentou a doença

Movimento "Outubro Rosa" foi lançado nesta terça-feira em Porto Alegre

Gisiane Santos / Correio do Povo

publicidade

O Instituto da Mama no Ro Grande do Sul (Imama), lançou nesta terça-feira o movimento Outubro Rosa, que ocorrerá durante todo mês com diversas ações no Estado. De acordo com a presidente da entidade Maira Caleffi, que realizou a apresentação do projeto, o objetivo é divulgar a campanha de prevenção do câncer através da experiência de mulheres batalhadoras. “São mulheres que tem o diagnóstico de câncer de mama, e por vários motivos, enfrentam a demora no processo para conseguir realizar o tratamento. Esse é o motivo da nossa luta: trazer a informação de que o câncer de mama tem cura se ela também fizer o movimento de procurar os seus exames de rotina e batalhar pelo acesso que não é fácil”, explicou.

Em razão das dificuldades, Maira destacou a necessidade de políticas públicas voltadas ao combate da doença e que possibilitem um melhor acesso e agilidade no tratamento. Segundo ela, uma paciente leva de quatro a seis meses para realizar o primeiro tratamento, hoje, sendo que o ideal seria em 45 dias. Além disso, Maira lembrou que Porto Alegre lidera o ranking, com números elevados da doença. “Mais de 30% da população tem índice de massa corporal acima de 30, fator de risco para o câncer de mama”, acrescentou.

O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o país, através da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama) e contempla, além da iluminação na cor rosa de prédios públicos e privados, a mobilização de pacientes e mulheres que já enfrentaram o problema. O lançamento ocorreu no Moinhos Shopping e teve ainda a realização de um talk show com pacientes que batalham por medicamentos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895