Imigrantes devem chegar a Porto Alegre na próxima madrugada

Imigrantes devem chegar a Porto Alegre na próxima madrugada

Grupo foi encaminhado para Florianópolis, mas alguns devem comprar passagem para a Capital gaúcha

Karina Reif

Outros dez ônibus devem chegar a Porto Alegre na próxima quinta-feira

publicidade

Os imigrantes que deveriam chegar neste domingo ao Estado de forma independente, já que se deslocaram do Acre para Santa Catarina e poderiam comprar passagem para o Rio Grande do Sul, podem desembargar em Porto Alegre entre esta noite e a madrugada de segunda-feira. A prefeitura da Capital e o governo gaúcho tem enfrentado dificuldade para descobrir quantos refugiados devem vir, de quais nacionalidades e quando ocorrerá a chegada.

“Na quarta-feira passada, soubemos pela imprensa que chegaria um grupo e começamos a nos preparar e tentar contato com o governo do Acre, mas não conseguimos”, observou o secretário municipal dos Direitos Humanos, Luciano Marcantanio. Pela internet, a prefeitura soube sobre um convênio entre o Ministério da Justiça e o governo acreano para a contratação de dez ônibus que iriam transportar haitianos e senegaleses para vários estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul.

O Executivo municipal solicitou que a vinda do primeiro grupo, que estava marcada para quinta-feira passada, fosse retardada para o início desta semana. Portanto, os mais de 40 só chegariam a Porto Alegre na próxima quinta-feira. Contudo, dois ônibus saíram de Rio Branco em direção ao Sul do país, com parada em Florianópolis. Os passageiros poderiam adquirir bilhetes e eventualmente virem para o Rio Grande do Sul. Mas tanto o governo gaúcho como o acreano não sabem dizer quantos definiriam pelo Estado.

“É a segunda vez que o governo do Acre faz isso. Envia os imigrantes sem respeitar a prefeitura de Porto Alegre, o governo do Rio Grande do Sul e os próprios haitianos, porque a forma que eles encaminham é de total desrespeito”, disse Marcantonio.

Representantes da prefeitura ficaram até as 2h deste domingo na Estação Rodoviária de Porto Alegre no aguardo dos imigrantes, mas ninguém chegou. “Tudo o que sabemos é por boato, porque o governo do Acre não nos comunica oficialmente de nada. Temos falado com a empresa de ônibus, mas a proprietária também não nos informa”, disse.

Em função da dificuldade de comunicação, a prefeitura pediu uma audiência com o Ministério da Justiça para tratar do assunto. O encontro deve ocorrer em Brasília às 14h de quarta-feira.

Enquanto isso, são recebidas doações para acomodar os possíveis imigrantes que virão a Porto Alegre. Eles deverão ficar no Centro Vida, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132. Roupas de cama, colchões, cobertores, alimentos e materiais de higiene, além de roupas podem ser entregues no local das 8h às 18h.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895