Impasse em Campinas já causa 12 cancelamentos da Azul em Porto Alegre

Impasse em Campinas já causa 12 cancelamentos da Azul em Porto Alegre

Avião de carga fecha pista do Aeroporto de Viracopos e provoca problemas no Salgado Filho

Correio do Povo

Passageiros da Azul enfrentam transtornos no Salgado Filho

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O impasse para a retirada do avião cargueiro que teve problemas durante a aterrissagem e fechou a pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, desde sábado, causou pelo menos 12 cancelamentos de voos da Azul Linhas Aéreas em Porto Alegre, nesta segunda-feira. Conforme o balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) das 17h, dos 74 voos programados para partir, seis foram cancelados – todos da companhia aérea. Das 64 chegadas previstas, outras seis foram canceladas, também da empresa. Outro voo, mas da Gol, também foi cancelado.

Desde o início da manhã, os passageiros da Azul enfrentam problemas no Salgado Filho. O transtorno ocorre em função do fechamento da pista do Aeroporto de Viracopos, que está impedida de realizar pousos e decolagens desde às 20h de sábado, por causa de uma aeronave de carga que ficou parada no local após a aterrissagem. O terminal paulista é fundamental para a Azul, uma vez que é de lá que ocorre a maioria das saídas de voos e escalas. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), uma equipe trabalha na remoção da aeronave.

Também houve registros de problemas para os clientes da TAM nesta segunda-feira. A instabilidade no sistema Amadeus, usado pela companhia em todos os países, impediu a impressão de cartões de embarque e etiquetas de bagagem. O procedimento de check-in teve de ser feito manualmente, o que causou longas filas e lotação nos guichês. No Salgado Filho, pelo menos 16 voos sofreram atraso por causa do problema.

Depois de ficar fora do ar desde o início da manhã em todo o mundo, o sistema voltou a funcionar às 8h25min, conforme a companhia. Os reflexos do problema, no entanto, devem se estender ao longo do dia. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) comunicou a TAM para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas nesta manhã. Além disso, a companhia aérea terá que comprovar, em um prazo de 10 dias, a prestação de assistência aos passageiros que possam ter sido afetados por atrasos, cancelamentos de voos ou preterição (deixar de embarcar o passageiro que tenha passagem adquirida).

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