Inaugurada ponte sobre Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Inaugurada ponte sobre Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Trânsito na esquina da avenida Ipiranga com Edvaldo Pereira Paiva foi liberado

Roberto Tavares / Correio do Povo

Trânsito na esquina da avenida Ipiranga com Edvaldo Pereira Paiva foi liberado

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Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira a ponte sobre o Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. Às 10h, o prefeito José Fortunati acionou o controlador eletrônico de semáforos, que ligou o conjunto de sinaleiras na interseção das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), e o trânsito de veículos foi liberado.

"Com a liberação da ponte sobre o Dilúvio, será possível aos condutores da região acessar o novo trecho duplicado da Edvaldo Pereira Paiva, criando uma boa alternativa para quem está na Ipiranga e pretende ir à zona Sul", afirmou o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

A característica do tráfego na ponte será parecida com uma rotatória. A diferença é que o ambiente será sinalizado com semáforos, que contribuirão para uma travessia segura dos pedestres. Segundo Fortunati, a obra permitirá um fluxo mais adequado na região.

Cappellari ainda lembrou que a Edvaldo Pereira Paiva, agora com mão única no sentido Centro-bairro, terá reduzido os riscos de acidentes e colisões frontais. A via também será o único acesso liberado quando da realização dos jogos da Copa no Mundo no estádio Beira-Rio.

A ponte tem 80 metros e largura de 15 metros. A obra, um trecho de cerca de 300 metros, faz parte do alargamento das pistas da avenida Ipiranga. Com investimento de pouco mais de R$ 4,5 milhões, foi realizada pelo consórcio vencedor da licitação, EPT – Procon, com fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

O projeto

A obra faz parte da duplicação da avenida Beira-Rio, um dos grandes projetos de mobilidade urbana na Capital gaúcha. A duplicação da via compreende quatro trechos, somando 5,3 quilômetros.

A primeira fase inclui os dois primeiros trechos e tem 1,38 quilômetro de extensão. O terceiro trecho se inicia na altura da pista de skate do Parque Marinha do Brasil e segue até a avenida Pinheiro Borda.

O investimento total chega a R$ 94 milhões. A obra completa, incluindo a quarta etapa entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Usina do Gasômetro, inclui três pistas em cada sentido, rótulas, ciclovia, ponte sobre o Arroio Dilúvio e viaduto na avenida Padre Cacique, além de ciclovia paralela ao Guaíba.

Como fica a circulação

Quem trafega pela Edvaldo Pereira Paiva, direção Centro-bairro, poderá seguir reto na via ou acessar à esquerda na Ipiranga. No sentido oposto, também poderá seguir reto na via ou acessar à direita na Ipiranga. Quem trafega pela Ipiranga poderá acessar a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos de circulação da via.

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