Incêndio na Serra do Curral é controlado depois de três dias

Incêndio na Serra do Curral é controlado depois de três dias

Últimos focos foram combatidos no final da tarde deste domingo

R7

Área devastada ainda deve ser calculada

publicidade

Depois de três dias, os bombeiros controlaram, na noite deste domingo, o incêndio que consumiu uma grande parte da Serra do Curral, nos limites de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará, em Minas Gerais. 

Ao todo, 40 pessoas participaram do combate às chamas, incluindo militares e brigadistas, com uso de abafadores, bombas costais e sopradores. Quatro aeronaves ajudaram nos trabalhos. 

Segundo os bombeiros, não houve feridos e danos em estruturas públicas ou privadas. O tamanho da área destruída deve ser revelado nesta segunda-feira (12), após um sobrevoo de drones, que também vão verificar se ainda há focos de incêndio. 

Durante o combate às chamas, neste domingo, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas, coronel Edgard Estevo, fizeram um sobrevoo na região, para avaliar o tamanho dos estragos.

A perícia da Polícai Civil fez levantamentos da área queimada, com uso de drones, para dar prosseguimento às investigações. A suspeita é a de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana. As atividades de elucidação são conduzidas com observância de protocolo do DEMA (Departamento Estadual de Investigação de crimes contra o Meio Ambiente) da PC.

As chamas começaram na noite dessa sexta-feira e levaram um risco maior às torres de transmissão. Naquele dia, militares fizeram um combate para evitar que os equipamentos fossem atingidos. A partir do sábado, foram usados dois aviões Air Tractor e um helicóptero, que despejavam, por viagem, bolsões com cerca de 2 mil litros de água cada. Devido à dificuldade de acesso, não foram usados caminhões tanque.

"A atuação rápida evitou que o fogo entrasse em duas unidades de conservação do município de Belo Horizonte - Parque das Mangabeiras e Parque Municipal da Serra do Curral -, além do Parque Estadual da Baleia", informou, por meio de nota, o Governo de Minas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895