Incra apresenta ao MST ações para assentamentos no Estado

Incra apresenta ao MST ações para assentamentos no Estado

Sem-terra avaliam se desocupam propriedades rurais invadidas nesta semana

Correio do Povo

publicidade

Após uma reunião entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), os sem-terra avaliam a apresentação dos governos estadual e federal para definir se liberam as áreas ocupadas no Estado nesta semana. Durante o encontro, nesta quarta-feira, o Incra mostrou as iniciativas de aquisições de terra em andamento.

O instituto também informou ao movimento que avalia 50 ofertas de áreas para assentamentos. Além disso, disse que está pleiteando recursos junto à União para garantir novos espaços aos trabalhadores. O secretário de Desenvolvimento Rural Ivar Pavan sinalizou que o Estado aguarda um decisão judicial para desocupar a Fazenda Palermo, em São Borja, e o Incra espera também pela Justiça para liberar a fazenda Santa Verônica, em Santa Margarida do Sul. Nesses locais, poderão ser acomodadas 100 famílias.

Nessa segunda-feira, três propriedades rurais em Viamão, Vacaria e Sananduva foram ocupadas por integrantes do MST. Na Região Metropolitana da Capital, mais de 300 integrantes do MST invadiram uma área na ERS 040, próximo ao posto de pedágio de Viamão.

Em Vacaria, mais de 500 agricultores ocuparam um local com 400 hectares próximo à BR 285, a um quilômetro da entrada do município. A área, que é pública, foi destinada pelo governo para pesquisa e experimentos de plantas, mas não estaria sendo utilizada para esse fim.

Em Sananduva, cerca de 200 integrantes do MST entraram na fazenda Bela Vista, propriedade com mais de 300 hectares. A Justiça determinou ontem que os manifestantes deixem a propriedade. A reintegração de posse foi expedida em favor do proprietário da terra, José Castro Botelho Machado.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895