Infoglobo aceita acordo com Cade para evitar condenação

Infoglobo aceita acordo com Cade para evitar condenação

Empresa prometeu rever política de venda publicitária, considerada anticompetitiva

Correio do Povo

publicidade

De acordo com informações do site Meio e Mensagem, a Infoglobo Comunicações e Participações, proprietária dos jornais O Globo, Extra e Expresso da Informação, entrou em acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que acusava a empresa de práticas prejudiciais à concorrência.

A Infoglobo, conforme a determinação, se comprometeu em rever sua política de descontos nas vendas de espaços publicitários. Foi firmado com o Cade um Compromisso de Cessação de Prática, que é referente a um processo iniciado em 2005.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a Infoglobo concordou em pagar R$ 1,94 milhão e adequar sua estratégia com os anunciantes. A empresa divulgou nota em que confirma a assinatura do termo. “A celebração do compromisso visa o encerramento de Processo Administrativo e não implica confissão ou reconhecimento de culpa”, assinalou.

Em 2005, o Jornal do Brasil e o O Dia denunciaram ao Cade a política de vendas da Infoglobo, argumentando que a empresa adotava a imposição de exclusividade na compra de espaços publicitários e concedendo descontos elevados a anunciantes que adquirissem espaços em todos os jornais do grupo.

A recomendação de condenação veio em 2012 num parecer da Secretaria de Direito Econômico, órgão que foi incorporado ao Cade. Na decisão, a relatora do caso, Ana Frazão, afirmou que o setor de jornais impressos é instável e sofre grande pressão competitiva de outros meios de comunicação. Ela ressaltou que é "incontestável o poder de mercado" da Infoglobo no Rio de Janeiro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895