Inicia atendimento específico para sintomáticos respiratórios em Porto Alegre

Inicia atendimento específico para sintomáticos respiratórios em Porto Alegre

Prefeitura disponibilizou seis locais específicos para atendimento e testagem de Covid-19

Felipe Uhr

Atendimento nos centros específicos está disponível de segunda a sexta-feira

publicidade

Foi movimentado o primeiro dia de funcionamento dos centros específicos de atendimento de sintomáticos respiratórios em Porto Alegre. Instalados junto às unidades de saúde, os locais contam com a presença de médico, enfermeiro e seis técnicos de enfermagem e oferecem testagem para o cidadão com suspeitas de Covid-19. “Isso dá mais segurança e agilidade às pessoas que procuram as unidades de saúde”, explica a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer. 

Em quatro unidades, tendas foram montadas. Em outras duas, o atendimento é interno. Na Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana, a tenda ainda não está em funcionamento, mas é possível fazer o teste no local. “Aumentou muito a procura, pela manhã fizemos em torno de 80 testes”, confirmou a coordenadora da US, Elizete Brando. 

Quem esperava na fila de testagem era a auxiliar administrativa Daniela Rivaldo. “Vim aqui pois acho o bom atendimento”, explicou a moradora do bairro Menino Deus, que já estava há duas horas na fila. Ali perto, na Unidade Santa Marta, no Centro, o movimento também aumentou. “Mês passado fazíamos 20 testes, somente hoje foram 60”, confirmou o porteiro William Bombelli, que entrega as fichas para a testagem. A partir desta quinta-feira, a US disponibilizará dois andares para a realização de testes. 

O atendimento nos centros específicos está disponível de segunda a sexta-feira, nos horários das 10h às 19h e das 11h às 20h, conforme o local. Para casos mais graves, a Secretaria Municipal de Saúde aconselha que a população procure um serviço de emergência em pronto atendimento ou hospital. São sintomas como falta de ar, traumas ou queimaduras graves, prostração intensa, vômitos intensos, febre por mais de três dias, manchas vermelhas na pele (como pequenos sangramentos), dor no peito, dificuldade para caminhar e falar ou desmaio. 

Hospital Moinhos de Ventos ainda não abriu tenda

Previsto para começar nesta terça-feira, o atendimento em tendas para pacientes com síndromes respiratórias no Hospital Moinhos de Vento ainda não iniciou. A direção informou que ainda espera a finalização da estrutura, o que deve correr até sexta-feira. A tenda funcionará todos os dias da semana, das 8h às 19h. Pacientes com outros problemas de saúde seguem sendo atendidos normalmente na Emergência. A medida visa garantir a segurança de pacientes, familiares e equipes da instituição.

Centros de atendimento a sintomáticos respiratórios, de segunda a sexta-feira:

- Clínica da Família Álvaro Difini (11h às 20h) - Rua Álvaro Difini, 520 - Restinga
- Centro de Saúde IAPI (10h às 19h) - Rua Três de Abril, 90 - Bairro Passo da Areia
- US Modelo (11h às 20h) - Av. Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana
- US Santa Marta (10h às 19h) - Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico
- US São Carlos (11h às 20h) - Av. Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon
- US Tristeza (11h às 20h) - Av. Wenceslau Escobar, 2442 - Bairro Tristeza


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895