Inscrições para CNH Social são abertas nesta quarta-feira

Inscrições para CNH Social são abertas nesta quarta-feira

Cursos de motorista sem custos vão beneficiar 7 mil gaúchos de baixa renda

Correio do Povo

publicidade

Estão abertas, a partir desta quarta-feira, as inscrições para tirar Carteira Nacional de Habilitação via projeto CNH Social por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Nesta terça-feira, no Palácio Piratini, o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, assinou o edital que garantirá o benefício a 7 mil gaúchos, que podem pleitear primeira habilitação, adição de nova modalidade (carro ou motocicleta) e troca de categoria (para as C, D, ou E) sem custos. O cadastro vai até o dia 29 de novembro e o sorteio será realizado em 11 de dezembro.

As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, do curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático. Candidatos reprovados nos exames poderão refazê-los uma única vez, sem ônus, garantido um acréscimo de oito aulas práticas aos reprovados no exame prático. 

Também tem o Detran/RS a preocupação de proporcionar às mulheres a condição de se tornarem profissionais de caminhões e ônibus. “Atualmente, menos de 5% dos motoristas profissionais com carteira de habilitação C, D, e E são mulheres”, relatou o diretor-presidente.

O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, destacou que o departamento ganha uma nova dimensão a partir da CHN Social. “O Detran está marcado com a corrupção. Este projeto serve para melhorar a imagem da instituição e dos servidores. Além disso, é um instrumento de inclusão social”, reconheceu. O secretário de Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, avaliou a CNH Social como um serviço de capacitação. “Muitos tinham dúvidas se colocaríamos em prática este projeto. A CNH é requisito para o mercado de trabalho. Vamos tirar muitas pessoas da informalidade e auxiliar na diminuição de acidentes”, explicou.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895