Inseticida contra a dengue é aplicado no bairro Santa Tereza

Inseticida contra a dengue é aplicado no bairro Santa Tereza

Quatro casos foram registrados este ano no Estado, sendo dois em Porto Alegre

Cláudio Isaías

Inseticida contra a dengue é aplicado no bairro Santa Tereza

publicidade

Duas ruas do bairro Santa Tereza receberam nesta terça-feira a aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue. A ação da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) aconteceu nas ruas Cleveland e Santa Cruz, em um raio de 150 metros da residência onde um casal, que contraiu a doença em Goiás, está hospedado no bairro Santa Teresa.

O médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, da CGVS, disse que o inseticida é aplicado para matar mosquitos adultos, diminuindo a transmissão do vírus da dengue na região. A equipe visitou 45 imóveis onde foi aplicado o veneno nos pátios das casas e nas áreas externas dos edifícios.

Na operação, os agentes da Vigilância em Saúde encontraram, na frente de uma residência, dois pneus com acúmulo de água. Foram coletados larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes estágios. Também havia mosquitos adultos nos pneus. As pessoas que viajarem para o interior de São Paulo ou para Goiás e retornarem com sintomas como febre alta, dor nas articulações, prostração, manchas vermelhas no corpo e dor muscular devem procurar atendimento médico.

De acordo com o médico veterinário, na segunda-feira, a origem da transmissão do caso autóctone foi identificada durante bloqueio de transmissão feito no bairro Ipanema, onde reside o paciente que teve o caso confirmado. Em janeiro, uma moradora do bairro, que viajou a Goiás, voltou a Porto Alegre com dengue.

De acordo com Kunz, a partir de agora, haverá aplicação de inseticida diante de todos casos suspeitos de dengue no raio de um quilômetro, a partir da residência do paciente do bairro Ipanema. A medida também será adotada no raio de um quilômetro a partir da armadilha que capturou uma fêmea do mosquito com o vírus da dengue, no bairro Santa Teresa. 

A Secretaria Estadual da Saúde informa que em 2015 foram notificados 111 casos suspeitos de dengue e confirmados quatro casos importados: dois em Porto Alegre, um em Rio Grande e outro em Cruz Alta. No ano de 2014, o Estado registrou 751 notificações de dengue e confirmou 87, sendo 42 importados e 45 autóctones.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895