Integrantes de MST e Via Campesina marcham em Porto Alegre

Integrantes de MST e Via Campesina marcham em Porto Alegre

Grupo vai até Centro antes de discutir pauta da Reforma Agrária com Sartori

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Presença dos manifestantes complicou o trânsito na avenida dos Estados

publicidade

Ao menos 300 integrantes da Via Campesina e do Movimento Sem Terra (MST) iniciaram pouco antes das 9h desta quarta-feira em Porto Alegre uma marcha pela Reforma Agrária e contra o abuso de agrotóxicos em alimentos. A mobilização que irá percorrer toda a avenida Farrapos até o Centro da Capital tem o objetivo de recolocar os temas em discussão e cobrar do governador José Ivo Sartori a continuidade de políticas públicas relacionadas aos agricultores. 

Um dos coordenadores da mobilização nacional Cedenir de Oliveira destacou que o movimento irá realizar um ato em frente à Caixa Econômica Federal em Porto Alegre. "A mobilização é em nível nacional e já começou ontem com as mulheres da Via Campesina. Acamparemos também no Incra, onde companheiros já estão mobilizados. À tarde vamos cobrar do atual governo políticas públicas voltadas para o movimento sem terra que foram criadas na gestão anterior", explicou em entrevista à Rádio Guaíba.  

Oliveira comentou que a preocupação do movimento é chamar a atenção da sociedade para falência do modelo de administração da Reforma Ágrária. "Nós estamos vendo um problema nos nossos recursos naturais, crise hídrica, uso abusivo da agricultura em todos os aspectos e nós estamos aqui denunciando o esgotamento deste modelo, com a esperança de resolver o problema dos sem terra e da nossa alimentação", acrescentou.

O movimento pretendia contar com 4 mil pessoas e antes da caminhada ficou concentrado em frente ao monumento do Laçador. A presença dos manifestantes complicou o trânsito na avenida dos Estados e motoristas que desejavam acessar o Aeroporto Internacional Salgado Filho encontraram dificuldades para se deslocar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895