João Derly recebe título de Cidadão de Porto Alegre

João Derly recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Vereador José Freitas indicou o nome do campeão mundial de judô para a homenagem

Correio do Povo

O primeiro brasileiro que se tornou campeão mundial de judô, João Derly, recebeu o título de cidadão de Porto Alegre na noite de segunda -feira, em cerimônia na Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa), no bairro São João. O nome do ex-atleta foi indicado pelo vereador José Freitas e aprovado pelos demais parlamentares em abril deste ano. O homenageado destacou o quanto se sente honrado com a condecoração. " Eu já recebi muitas homenagens na vida, mas essa tem um valor especial", disse. Durante o discurso para uma sala lotada de atletas, políticos e amigos, Derly agradeceu ao apoio do treinador Antônio Carlos Pereira, o Kiko, e se emocionou ao mencionar a força da esposa, Gabriela Pisoni.

publicidade

O primeiro brasileiro que se tornou  campeão mundial de judô, João Derly,  recebeu o título de cidadão de Porto Alegre na noite de segunda -feira, em cerimônia na Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa), no bairro São João. O nome do ex-atleta foi indicado pelo vereador José Freitas e aprovado pelos demais parlamentares em abril deste ano. O homenageado destacou o quanto se sente honrado com a condecoração. "Eu já recebi muitas homenagens na vida, mas essa tem um valor especial", disse. Durante o discurso para uma sala lotada de atletas, políticos e amigos, Derly agradeceu ao apoio do treinador Antônio Carlos Pereira, o Kiko, e se emocionou ao mencionar a força da esposa, Gabriela Pisoni.

O propositor da homenagem, o vereador José Freitas, esclareceu que o nome do ex-atleta surgiu em função da relevância de caráter social que exerce na Capital, além da representatividade que possui. Derly começou a praticar judô por indicação médica, para tratar asma, aos 6 anos, no Colégio Rio Branco,onde estudava Cerca de um ano depois, transferiu-se para a Sogipa em 1988, quando descobriu a sua vocação: o judô. “É uma inspiração para os jovens, de dedicação,disciplina e conquistas, por isso ele o título de cidadão emérito de Porto Alegre”, realçou Freitas. O vereador Alvoni Medida também enfatizou a importância da indicação de Derly. "Mostra para os jovens que é possível vencer", pontuou. 

A carreira de João Derly teve vários ápices, como se tornar o  primeiro brasileiro da modalidade a se tornar campeão mundial de judô da categoria principal (sênior). O feito foi alcançado no Campeonato Mundial de Judô de 2005, na cidade do Cairo, Egito. Além do título inédito, o judoca ainda foi eleito como o melhor atleta da competição. Após encerrar a carreira no esporte, João Derly ingressou na carreira política e já foi  foi vereador, deputado federal e secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895